São Bernardo promove exames no Dia Mundial de Combate a Hepatite

469 0

Da Redação – Em mais ação alinhada ao plano de Saúde preventivo, a Prefeitura de São Bernardo realizou, uma ação externa, em prol do “Dia Mundial de Combate a Hepatite”, mundialmente alertado nesta sexta-feira (28). O evento aconteceu, em parceria com o Shopping São Bernardo Plaza, na Avenida Rotary, 624, no Ferrazópolis e foram realizados cerca de 150 testes rápidos, com resultado imediato.

O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, participou da atividade e ressaltou a importância de informar a população sobre a doença. “A Hepatite é um vírus que causa uma inflamação no fígado, ela é uma doença silenciosa e grande parte da população é portadora e não sabe. Muitas das pessoas, que estiveram aqui, nunca tinham feito o exame antes. É importante conscientizar a todos a procurar um médico e fazer exames com frequência. O diagnóstico precoce é sempre a melhor maneira de tratar todas as doenças”, explicou Reple.

A cozinheira Cristina Aparecida Dias, de 34 anos, trabalha no shopping e deu uma paradinha no expediente para realizar o exame. Cristina nunca tinha realizado esse teste anteriormente e ficou satisfeita com a campanha. “Eu pedi para o meu chefe, se poderia fazer o exame, fiz questão de vir até aqui e participar dessa ação. Sempre é bom ver se a saúde está em dia e agora vou incentivar todos os meus familiares a fazer esse teste”, disse a cozinheira.

A coordenadora da campanha e técnica do Programa DST Aids e Hepatites Virais de São Bernardo, Sandra Marine, explicou que os pacientes que tiverem resultado positivo, serão encaminhados para tratamento. “O município tem o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizados nas Policlínicas (Centro e Alvarenga). Eles são acompanhados por uma equipe multiprofissional, com médicos, enfermeiros e psicólogos e recebem todas as medicações”, esclareceu Sandra.

Além do tratamento no CTA, São Bernardo também disponibiliza testes rápidos de hepatite (C e D) e de outras doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e Sífilis nas Unidades Básicas de Saúde, as UBS. A comerciante, Samira da Silva, de 35 anos, já havia feito o teste há 2 anos na UBS, e decidiu participar da ação. “Vim ao shopping para passear e fazer compras, além de todas as sacolas, vou para casa feliz, sabendo que não sou portadora do vírus. Todo mundo deveria realizar esse teste e se prevenir, com a saúde não se brinca, nunca”, exaltou Samira.

Em 2016, a Secretaria de Saúde notificou 117 novos casos de hepatite. Entre os meses de janeiro a junho deste ano, foram realizados 7.703 testes rápidos de hepatite C e 7.591 testes de hepatite D e confirmados 13 novos casos. No Brasil as mais comuns são as variáveis “A” “B” “C” e “D”, e os principais sintomas são: dor de cabeça e mal-estar, dor e inchaço abdominal, cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos, urina escura, náuseas, vômitos e emagrecimento sem causa aparente.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo promove exames no Dia Mundial de Combate a Hepatite"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *