São Bernardo promove condução segura para gestantes e bebês

483 0

Da Redação – Para orientar gestantes e pais sobre como transportar bebês e crianças de forma segura, a Prefeitura de São Bernardo promove workshop para este público nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A programação gratuita ocorre de terça-feira a sexta-feira (8 a 11) em oito locais. Promovido pela equipe de educação de trânsito da Secretaria de Transportes, a atividade envolve aula prática e distribuição de material informativo que indica como utilizar a cadeirinha e o cinto de segurança. A iniciativa também comemora o Mês da Mulher e a expectativa é de que, futuramente, ela seja oferecida em todas as UBSs.

Nesta semana, o workshop acontece nas UBSs Farina, Vila Rosa, Orquídeas, Caminho do Mar, Taboão, Baeta Neves, Demarchi e Selecta. De acordo com a educadora de trânsito, Marcia Eliane Carvalho, a ideia é esclarecer o público-alvo e evitar acidentes. “Muitas não sabem como devem ser usados os dispositivos de segurança, qual a idade ideal para que os bebês utilizem a cadeirinha ou o bebê conforto”, explicou.

Manoela Pereira Ferreira estava na UBS Jardim Farina com a filha Helena, de um ano e um mês, e tinha dúvidas sobre a idade certa que os equipamentos devem ser utilizados. Marcia explicou que a partir de um ano, ou com peso de 9 a 18 quilos, o transporte deve ser feito por meio da cadeirinha.

Edmara Carina Procópio de Pinho, grávida de cinco meses, também recebeu esclarecimentos sobre como usar corretamente o cinto de segurança. De acordo com Marcia, a alça superior deve ser colocada não sobre a barriga, como era o hábito de Edmara, mas sobre o tórax e a inferior abaixo da barriga. “Desta forma você fica mais presa e segura, e o cinto não aperta a barriga”, explicou.

Recomendações – Outras dicas para as grávidas ao volante são: necessidade de garantir que o acesso aos pedais se dê de forma cômoda, com a máxima distância entre a barriga e o volante; e o uso correto do cinto de segurança, ou seja, nunca posicionado debaixo do braço, por trás das costas.

Sobre a instalação da cadeirinha, bebê conforto ou assento de elevação, são indicados equipamentos específicos para cada idade e peso: de zero até 13 quilos, a recomendação é o uso do bebê conforto; de nove a 18 quilos, a cadeirinha; de 18 quilos até 36 quilos, deve ser usado o acento de elevação e o cinto de segurança de três pontos para crianças acima de 36 quilos e com altura mínima de 1m45. O uso do bebê conforto e cadeirinha são obrigatórios, conforme Resolução 277 de 28 de maio de 2008.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo promove condução segura para gestantes e bebês"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *