São Bernardo promove ação de conscientização para dia sem tabaco

1262 0

Texto: Gabriela Maria – Fotos: Omar Matsumoto (PMSBC)

Da Redação – Com a intenção de conscientizar a população e diminuir o número de fumantes, a Prefeitura de São Bernardo promoveu uma ação em prol do “Dia Mundial sem Tabaco”, comemorado nesta quinta-feira (31). Testes de função pulmonar e atendimentos com médicos pneumologistas foram realizados, gratuitamente, em parceria com o shopping Metrópole.

Pessoas com mais de 40 anos, fumantes e ex-fumantes, foram abordadas no próprio shopping, pelos agentes comunitários de saúde. Quem aceitou realizar o teste, saiu com o resultado em mãos.  Oportunidade essa que o supervisor de manutenção, Leonel dos Santos, 51 anos, não deixou escapar. Ele estava passeando pelo shopping, quando foi abordado pelos agentes de saúde. “Fumei por 35 anos e estou há 10 meses sem tragar um cigarro. Sempre me preocupei com a situação do meu pulmão. Hoje, esse medo se transformou em alívio, afinal o médico disse que meu exame está normal”, disse.

Já o aposentado, Álvaro dos Santos, 66 anos, estava receoso e com medo dos resultados. Porém, ele superou a apreensão e realizou o teste. “Eu fumo há 50 anos e quase 1 maço por dia. Comecei a fumar tinha uns 15 anos e sei o quanto isso prejudica a minha saúde. Estou tentando parar, mas é muito complicado”, explicou o aposentado.

O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, participou da ação e incentivou à população a realizar os testes. “O consumo do cigarro é algo muito perigoso para a saúde. A nicotina em excesso pode causar câncer e diversos outros problemas. Por isso, prevenção é sempre o melhor caminho. Constantemente, estamos promovendo diversas ações, preventivas, para conscientizar as pessoas sobre a importância de manter a saúde em ordem”, salientou Reple. Todos os pacientes que apresentaram problemas ou alterações nos exames foram encaminhados para iniciar tratamento nas Unidades Básicas de Saúde.

Apoio Constante – O município possui, em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), grupos de apoio para quem deseja abandonar o vício do tabaco. Em média, são disponibilizadas 20 vagas para tratamento, por trimestre, a pessoas com mais de 18 anos, com interesse de parar de fumar ou que apresentem problemas de saúde relacionados ao cigarro.

Os pacientes são acompanhados por 3 meses, por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Os primeiros quatro encontros acontecem semanalmente, seguido de encontros quinzenais e mensais. Após esse período, os usuários são acompanhados em grupos de manutenção, para evitar recaídas. Para participar, basta ir até a unidade de saúde e fazer um cadastro.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo promove ação de conscientização para dia sem tabaco"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *