São Bernardo põe o foco na saúde da mulher entre 7 e 11 de março

501 0

Da Redação – Entre os dias 7 e 11 de março, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Bernardo terão ações de promoção e prevenção à saúde da mulher. Além de exames de detecção de câncer de colo do útero e de mama, estão programadas atividades educativas sobre métodos anticoncepcionais, entre outras.

Durante a Semana da Mulher, as unidades estarão abertas para atender todas que desejam fazer o exame papanicolau, que é o preventivo do câncer de colo do útero, sem a necessidade de marcar consulta. Mulheres com mais de 50 anos que não fizeram mamografia no último ano e aquelas que apresentarem alterações durante o exame clínico das mamas terão o procedimento agendado.

A diretora do Departamento de Atenção Básica Isabel Fuentes salientou que, durante o Mês da Mulher, as UBSs terão um olhar mais apurado para a saúde feminina como um todo. “Focamos a prevenção e detecção desses dois tipos de câncer, mas a ideia é verificar todas as doenças mais prevalentes entre as mulheres, seja ela gestante ou não”, destacou.

Isabel afirmou que haverá atividades como palestras, ações educativas e de prática corporal, entre outras. “São atividades que já ocorrem no dia a dia das UBSs e que agora serão intensificadas. Como o De Bem com a Vida, que são grupos para práticas corporais e que participarão de palestras que vão abordar questões de gênero, planejamento familiar, amamentação e sexualidade, entre outros assuntos.”

Desde 2009, a rede de atenção básica de São Bernardo passa por reestruturação e ampliação e, de acordo com a diretora, isso facilita e amplia o acesso das mulheres a cuidados específicos. “A prevenção do câncer de colo uterino e de mama já é oferecida no cotidiano das unidades, tanto que os enfermeiros estão preparados para fazer rastreamento e encaminhar para os exames”, afirmou.

Para participar das ações, as mulheres devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas residências. “No setor de acolhimento, elas serão encaminhadas para atendimento”, explicou.

No Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), onde é oferecido tratamento especializado para as pacientes com câncer de mama e de colo do útero, são realizados, em média, quatro mil exames de papanicolau e dois mil exames de mamografia por mês. O atendimento nesse centro é feito por meio de encaminhamento pelas UBSs.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo põe o foco na saúde da mulher entre 7 e 11 de março"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *