São Bernardo organiza a 1ª Jornada Esportiva de Inclusão no ‘Baetinha’

117 0

Evento marca as ações pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, neste dia 3/12; com expectativa de receber mais de 500 participantes, contará com atletas paralímpicos e circuito com diferentes modalidades adaptadas

Texto: Janaína Pereira – Crédito-foto: Ricardo Cassin (PMSBC)

Da Redação – A atual administração de São Bernardo tem destacado uma agenda de trabalho mais pragmática aos cuidados às pessoas com deficiência. Assim, de maneira intersecretarial, tem desenvolvido mecanismos para estar, ainda mais próximo, dessa população em São Bernardo que, pelos números do último Censo-IBGE, são de mais de 195 mil munícipes, atingindo 23% do contingente populacional da cidade que, atualmente, ultrapassa número de 833 mil habitantes.

Por meio da Secretaria de Cidadania, também tem apoiado ações às datas emblemáticas para essa causa, como neste dia 3 de dezembro, ao sediar a 1ª Jornada Esportiva de Inclusão, alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Gratuito, o evento ocorrerá no CREC Deputado Odemir Furlan (Baetinha), com circuito de Basquete, Futebol, Badminton e Tênis de Mesa, além de rodas de capoeira. Cada atividade estará 100% voltada aos esportes adaptados para, assim, valorizar a performance dos deficientes e propiciar essa experiência aos demais.

Com faixa etária livre, a 1ª Jornada funcionará das 8h às 16h, incluindo a participação de medalhistas brasileiros paralímpicos, como a mesa-tenista Raiza Farias da Silva; Edênia Garcia, nadadora; Gelson Júnior, do Basquete sobre rodas; o atleta Yohansson Nascimento, entre outros. O público poderá tirar selfies, receber autógrafos e, ainda, contar com a monitoria dos atletas durante as atividades.

“Estamos avançando à realidade dos deficientes, a partir de cada projeto em curso ou entregue recentemente, ou mesmo adequando equipamentos e serviços públicos para que, cada vez mais, atendam as necessidades da pessoa com deficiência. Entre os exemplos recentes, temos as primeiras cadeiras para teleférico, 100% adaptadas, da América Latina; também passamos a conceder licenças aos taxistas com carros que atendam a esse público”, reforça o prefeito Orlando Morando.

Para o secretário de Cidadania, Dr. José Roberto Gil da Fonseca, mesmo desafiador, os planos e ações previstos para a pessoa com deficiência demonstram, na prática, o respeito à igualdade e à qualidade de vida desses indivíduos. “Atuando em conjunto com as demais secretarias do município, aceleramos processos e, ainda, pelo compartilhamento de informações entre o secretariado, estamos chegando a novas conquistas”, conta.

CREC BAETINHA – Nesta gestão, o prefeito Orlando Morando coordenou, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, uma reforma ao Baetinha, com rampas de acessibilidade, restauração da piscina, instalação de academia ao ar livre, pista de caminhada, nova iluminação, recuperação das quadras poliesportivas, playground e implantado um Centro de Lutas. O CREC Baetinha atende mais de 1,2 mil pessoas e está localizado na Rua Bauru, nº 20, no bairro Baeta Neves. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.saobernardo.sp.gov.br/ ou por meio das redes sociais https://www.facebook.com/prefsbc/; https://www.instagram.com/pref_sbc/.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo organiza a 1ª Jornada Esportiva de Inclusão no ‘Baetinha’"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *