São Bernardo inicia a construção do Hospital de Urgência no segundo semestre

808 0

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise…

Augusto Cury.

São Bernardo inicia a construção do Hospital de Urgência no segundo semestre

As obras do novo Hospital de Urgência, que substituirá o Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC), começam no segundo semestre deste ano, provavelmente no início de setembro. A garantia foi dada pelo prefeito Luiz Marinho em solenidade de lançamento da pedra fundamental do hospital, realizada nesta terça-feira (29), no estacionamento do PS Central. A secretária de Saúde, Odete Gialdi, lembrou que os recursos para a construção estão assegurados, por meio de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Odete afirmou que a Prefeitura volta a tomar iniciativa “corajosa e ousada”, após a construção do Hospital de Clínicas Municipal. A secretária explicou que o atual prédio do PS Central é dos anos 1970 e já não comporta a demanda de pacientes porque não há espaço físico para ampliações. “Tudo que foi possível fazer em termos de adequações físicas já fizemos, mas estamos falando de um hospital que não tem elevador nem centro cirúrgico, o que é inconcebível nos dias de hoje.” O prefeito Luiz Marinho afirmou que a saúde era o principal problema apontado pela população quando assumiu a Prefeitura, em 2009. “A saúde foi muito criticada quando assumimos a Prefeitura. Mais do que reformar as unidades de Saúde, qualificamos o atendimento. Não adianta termos equipamentos e edifícios se os profissionais de saúde não se empenharem no atendimento. É gente cuidando de gente”, disse. Representando os trabalhadores do HPSC, Sandra Maria Fernandes dos Santos ressaltou a importância da construção de um novo hospital que atenda as urgências e emergências: “Precisamos de mais espaço físico para atender melhor a população. Com o novo hospital, o SUS vai se consolidar ainda mais em São Bernardo.” A superintendente do HPSC, Renata Martello, lembrou que o atual PS é a unidade que mais atende usuários em toda rede municipal, cerca de 900 pessoas por dia. “O prédio atual tem apenas cinco mil metros quadrados. O novo HU terá 17.500 m², sete pavimentos e três salas cirúrgicas”, destacou. Ao final da cerimônia, foi descerrada placa alusiva. Na base dessa placa, foram depositadas fotos do atual PS, o convite do evento, um exemplar do boletim do Complexo Hospitalar e perspectivas e plantas arquitetônicas do HU.

Frase:

Estamos nos desafiando com a construção de mais um hospital na cidade. É algo incomum, porque a construção de hospitais geralmente atravessa várias gestões

Odete Gialdi, secretária de Saúde de São Bernardo, ao comentar o início da construção do Hospital de Urgências de São Bernardo já no segundo semestre deste ano

Frase:

Neste ano, fizemos 20 assembleias do Orçamento Participativo e não surgiu uma única demanda da saúde, o que demonstra o trabalho que realizamos, graças muito ao esforço dos trabalhadores da saúde

Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, ao comentar a diminuição dos reclamos da população com o setor da Saúde na cidade

Lei do Estágio Garantido de autoria de Atila Jacomussi é aprovada pela Assembleia Legislativa

Proposta pelo deputado estadual Atila Jacomussi, a lei do Estágio Garantido foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado. A legislação torna obrigação das instituições de ensino públicas e privadas estabelecidas em São Paulo garantir vagas de estágios curriculares aos estudantes. “Criei o projeto que virou lei para facilitar a vida do estudante. Esse período é muito atribulado e muitos cursos exigem que os alunos tenham feito estágio antes de se formarem. É uma pressão a mais na vida dos jovens. Com o estágio garantido ainda aquecemos o mercado de trabalho, inserimos os estudantes em sua área de ofício e geramos renda”, avaliou o deputado Atila Jacomussi. A lei 1.609/15 abrange cursos regulares que exijam dos alunos o estágio com complementação curricular antes da entrega do diploma em educação superior, profissional, ensino médio, educação especial e dos anos finais do ensino fundamental na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Para atender as exigências, as instituições de ensino ficam autorizadas a buscarem parcerias com agentes públicos. As entidades que não cumprirem a lei ficam sujeitas a multa de 200 ufesps (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo). Atila Jacomussi também apresentou projeto de lei que institui o programa Bolsa Idioma. A proposta é para que o governo do Estado estabeleça convênios com escolas de línguas estrangeiras para oferecer cursos a alunos da rede pública de Educação. O projeto de lei exige que os estudantes tenham renda familiar de até um salário mínimo, desempenho escolar na média sete, ou acima, e não ultrapassarem o limite de 20 faltas.


CHUMBO GROSSO

ENQUETE CLIQUEABC 1

  • Nova reviravolta na Enquete CliqueABC ‘Em quem você votaria nas eleições para prefeito de Santo André?’, desta vez provocada por votos de eleitores. O ex-prefeito Aidan Ravin aparece na liderança com 232 votos, 31.82% dos 729 votos registrados pelos internautas. O advogado e ex-presidente da OAB andreense Fábio Picarelli caiu para o segundo lugar com 188 votos, seguido de perto pelo tucano Paulinho Serra, com 160 votos (21,95%). Completam o pelotão dos melhores colocados, o professor universitário Ricardo Alvarez, em quarto com 75 votos (10,29%), o vereador Aílton Lima, em quinto, com 24 votos (3,29%), e Rafael Daniel, com 22 votos (3,02%).

ENQUETE CLIQUEABC 2

  • No bloco intermediário, o atual prefeito Carlos Grana e o advogado Raimundo Salles, com 8 votos (1,10%), dividem a sexta posição, seguidos de perto por Denis Ferrão, em oitavo, com 5 votos (0,69%); Rautenberg Protetor, em nono, com 4 votos (0.55%), e Aurilucia Leite, com 3 votos (0,41%). Sempre é bom lembrar que a Enquete CliqueABC não pode se considerada como pesquisa eleitoral, pois não não leva em conta nenhuma metodologia científica de amostragem, e representa apenas a vontade do internauta que navega pelo site.

E CADÊ A GRATIDÃO? SUMIU?

  • Sabem aquela questão entre um determinado jornal de São Caetano e o deputado federal Alex Manente (PPS/SBC), que resultou num Direito de Resposta e a negativa da matéria publicada pelo próprio jornal? O caso tem desdobramentos que passam longe do jornalismo. O episódio serviu para jogar por terra a decantada admiração do dono do jornal para com o ex-prefeito William Dib. O moço jurava amor eterno ao ex-prefeito de São Bernardo aos quatro cantos da região por conta da ajuda publicitária que teve em tempos idos. Mas a verdade é que, com a ida de William Dib para o grupo de apoio de Alex Manente, inclusive com a nomeação de Osmar Mendonça, o Osmarzinho, para ser o chefe de Gabinete de Alex, o amor e a admiração cessaram como por encanto. Se a retórica de agradecimento fosse verdadeira, o moço teria tido mais cuidado com a notícia que publicou e que acabou tendo de desmentir. Coisa do bom jornalismo. Será?

QUEM QUER MATERINHA…? EU QUERO DINHEIRO…!

  • É, amigos, a vida não está fácil para ninguém. E algumas pessoas acham que as outras pessoas não percebem as coisas. Nesta semana, na Câmara de Santo André, uma pessoa me confidenciou, confirmando o que já se comentava nos bastidores do Legislativo, que um conhecido jornalista parecia ter copiado o estilo dos seus patrões. Faz entrevista multimídia, se derrete, e até trata o entrevistado muito bem, mas de uma coisa não abre mão. Já vai para a pauta com as perguntas numa mão e a fatura na outra. É bem chato que existam jornalistas que se prestem a esse papel, mas menos mal: o moço poderia ter ido fazer Medicina. Já pensaram no mercadinho que seria o tratamento…?

EU SOU MAIS EU…

  • A Prefeitura de Santo André oficializa a utilização de dois ônibus recebidos com recursos do programa ‘Crack é Possível Vencer’, nesta quinta-feira, 30, às 18h. Equipado com câmeras de monitoramento, um dos veículos permanecerá na Avenida Príncipe de Gales, em frente ao portão principal da Fundação Santo André, ao lado do viaduto Luiz Meira, para patrulhamento diuturno. A disponibilização do veículo nesse local atende a diversas solicitações, enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações da Prefeitura de Santo André, CONSEG (Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança) e frequentadores da faculdade.

AUMENTO DO BOLSA FAMÍLIA

  • O presidente em exercício Michel Temer assinou, nesta quarta-feira (29) em cerimônia no Palácio do Planalto, decreto que reajusta em 12,5% o benefício médio do Bolsa Família. O índice está acima da inflação dos últimos 12 meses. O reajuste será pago aos beneficiários a partir do próximo dia 18, quando tem início o pagamento da folha de julho. Com isso, a folha de pagamento passa de R$ 2,23 bilhões para R$ 2,5 bilhões.

Encerramento de exposição sobre Holocausto terá a presença de sobreviventes

A exposição Jamais Esquecidos – Holocausto, realizada desde o início do mês no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) de São Caetano, contará com a presença de duas sobreviventes em sua cerimônia de encerramento, nesta quinta-feira (30/6), a partir das 19h. A entrada é gratuita, mas a organização do evento pede a doação de um quilo de alimento não-perecível, que será enviado à instituição assistencial Casas André Luiz. A palestra Sobrevivi ao Holocausto será proferida pela holandesa Nanette Konig, que foi colega da Anne Frank, e pela polonesa Rita Braun, que perdeu 42 pessoas da família no Holocausto. Elas vão levar aos visitantes da exposição seus relatos sobre o terror que enfrentaram para sobreviver ao pesadelo nazista, que vitimou 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A mostra no Cecape, realizada pela empresa Special Books, recebeu milhares de visitantes e conta com dezenas de imagens, vídeos, músicas, textos, objetos e instalações. Ela reproduz o ambiente dos campos de concentração e extermínio construídos pelos nazistas em diversos locais da Europa para executar judeus, inimigos políticos, homossexuais, ciganos e integrantes de outras minorias perseguidas por questões étnicas. O principal objetivo da exposição Jamais Esquecidos – Holocausto é ensinar a história do extermínio de judeus de uma forma diferenciada para adolescentes a partir dos 12 anos e também para adultos. A mostra busca estimular nos visitantes a reflexão sobre a necessidade de convivência pacífica entre as pessoas diante de diferenças étnicas, religiosas, políticas e de nacionalidade, entre outras. O Cecape está localizado na Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona. O horário de visitação da exposição é das 8h às 18h.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo inicia a construção do Hospital de Urgência no segundo semestre"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *