São Bernardo inicia a campanha de vacinação contra a gripe

460 0

Da Redação – A partir desta segunda-feira (11), teve início nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Bernardo a campanha de vacinação contra a gripe influenza para os grupos de risco, que incluem crianças de seis meses até menores de 5 anos de idade, pessoas com mais de 60 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Já no dia 18, poderão ser vacinados os portadores de doenças crônicas.

Na UBS Rudge Ramos, a procura pela vacina foi grande neste primeiro dia. O atendimento começou a ser organizado, com a distribuição de senhas, às 6h30, quando os primeiros pacientes chegaram na unidade. Até as 10h30, cerca de 300 idosos, 14 gestantes e 50 crianças haviam recebido senhas para tomarem a vacina.

Uma dessas crianças era Murilo Brussasco, 4, que estava acompanhado da mãe, Joyce Brussasco. “Como ele tem problemas respiratórios, resolvi trazê-lo no primeiro dia de vacinação”, destacou. Já a dona de casa Arlinda de Fátima, 61, ressaltou que sempre toma a vacina e nunca teve reações adversas. “As pessoas comentam que, quando se toma a vacina, podemos ter gripe. Isso nunca ocorreu comigo. Quanto antes tomar a vacina, melhor”, disse.

A Secretaria de Saúde de São Bernardo esclarece que não há motivos para correria por atendimento, medicação ou vacinação. Houve antecipação do aumento do número de casos de pessoas que contraíram o vírus este ano, mas a situação em São Bernardo está controlada. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza se estenderá até 20 de maio, no horário de funcionamento normal das UBSs, das 7h às 19h. A vacinação será destinada apenas aos grupos de risco, uma vez que esses segmentos da população são os que apresentam maior possibilidade de complicações por conta do vírus da gripe.

No dia 30 de abril, sábado, as UBSs estarão abertas, das 8h às 17h, exclusivamente para a vacinação. A Secretaria de Saúde informa que as pessoas que estão acamadas ou não têm condições de se locomover devem solicitar a vacinação em casa, agendando com a UBS onde estão cadastradas. Além do vírus A (H1N1), a vacina visa a proteger a população contra outro vírus tipo A  (H3N2) e contra um dos vírus tipo B. Segundo a Vigilância Epidemiológica de São Bernardo, a vacina também diminui o risco de outras doenças que podem aparecer junto com a gripe, como a pneumonia.

Caso a pessoa apresente os sintomas da gripe, com febre súbita e tosse, acompanhada ou não de dor de garganta, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo inicia a campanha de vacinação contra a gripe"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *