São Bernardo implementa programa Escola de Pais

527 0

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta semana as atividades do programa Escola de Pais. O principal objetivo da iniciativa é criar ambiente em que os pais fiquem à vontade para conversar abertamente sobre relacionamento familiar, assunto que nem sempre gera conforto ao responsáveis pelas crianças.

A primeira reunião ocorreu no Teatro Inezita Barroso, no bairro Santa Terezinha, e serviu como uma apresentação oficial do programa, que deve ser desenvolvido por meio de encontros periódicos. A palestra ministrada pela secretária de Educação, Silvia Donnini, teve como tema “Relação Escola e Família: Difícil, fácil ou necessária?”.

Entre os assuntos que podem ser abordados ao longo das reuniões estão a educação e cuidados básicos com a criança, as fases do desenvolvimento infantil e seus comportamentos, além de sentimentos infantis esperados em cada fase, alimentação saudável e promoção da saúde, cidadania, adolescência, drogas e sexualidade, entre outros temas.

Tanto os pais quanto as equipes escolares podem sugerir demandas, além de dar sugestões e ideias tendo como objetivo a melhoria das relações entre a escola e família. A dinâmica do Escola de Pais deve contemplar rodas de conversa ou palestras, utilizando-se de apresentações de vídeos, músicas, dinâmicas de grupo, debates de ideias e estudos mais aprofundados dos temas.

Os facilitadores poderão ser os próprios profissionais da rede, além de profissionais que poderão participar de forma voluntária – psicólogos, nutricionistas, advogados e profissionais da saúde.

ESTÍMULO – Para o prefeito Orlando Morando, a aproximação da escola com os pais é um ponto importante para a consolidação dos projetos educacionais da cidade. “A Administração quer ampliar a integração entre as escolas e os pais. Os responsáveis tem todo o direito de conferir a qualidade do ensino oferecido na cidade”, destacou. O chefe do Executivo acrescentou que o contato com os pais será constante. “Pretendemos institucionalizar a relação. É algo que faz parte do plano de governo que apresentamos”, prosseguiu Morando.

A secretária de Educação, Silvia Donnini, por sua vez, elencou outros objetivos do programa Escola de Pais. “O núcleo dessa iniciativa é o de facilitar a promoção da educação integral da criança. O estímulo da família a acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno é importante neste processo”, comentou.

A titular da Pasta acredita também que o contato mais próximo com os pais vai colaborar para os responsáveis entendam as mudanças no comportamento dos alunos da rede municipal. “Queremos proporcionar aos pais maior conhecimento e compreensão sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente”, complementou a secretária Silvia.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo implementa programa Escola de Pais"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *