SBC vistoria um milhão de casas no programa de combate à dengue

1834 0

Da Redação – Após 23 dias do lançamento da campanha “São Bernardo Contra a Dengue” de 2018, a Prefeitura de São Bernardo registrou balanço positivo em relação ao combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti em 2017. Entre janeiro e dezembro, um milhão de casas foram vistoriadas por Agentes Comunitários Epidemiológicos.

O prefeito Orlando Morando destacou que o combate à dengue tem sido constante no município. “Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontaram que, no próximo ano, serão registrados 16 mil casos de dengue em toda a região do ABC. Precisamos conscientizar a população e informar sobre os perigos causados pelo mosquito. Juntos, iremos combater os focos e manter o mosquito bem longe de nossa cidade”, disse Morando.

Ao longo de 2017, 800 focos do mosquito foram detectados e eliminados. O município confirmou apenas quatro casos. Os demais pacientes que apresentaram sintomas da doença foram acompanhados pelos profissionais da saúde de São Bernardo. Além da dengue, outra grande preocupação tem sido o Zika vírus, porém, o chefe do Executivo, antecipou que em breve será lançada uma campanha com foco nas grávidas.

“Uma das grandes preocupações da proliferação do mosquito é com o Zika Vírus. Ele é extremamente perigoso para as gestantes e para o desenvolvimento de seus bebês. Hoje, o município possui 2.864 mulheres realizando pré-natal, por isso estamos desenvolvendo uma ação específica para prevenir e cuidar dessas mulheres”, explicou o prefeito.

Além da campanha de prevenção, o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, ressaltou que São Bernardo está se preparando para receber os pacientes, caso a doença seja confirmada. “Recebemos do Ministério da Saúde diversos kits de sorologia, que identificam com rapidez patologias como a dengue, o zika e a chikungunya. Todas as 34 UBS da cidade estão preparadas para atender esses pacientes e realizar os procedimentos necessários. Por isso, vale ressaltar, é muito mais fácil combater o mosquito do que tratar a doença”, apontou Reple.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SBC vistoria um milhão de casas no programa de combate à dengue"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *