São Bernardo é reconhecida como um dos Top Destinos Turísticos

1282 0

Texto: Carla de Gragnani – Fotos: Gabriel Inamine (PMSBC)

Da Redação – A cidade de São Bernardo foi reconhecida como um dos Top Destinos Turísticos do Estado de São Paulo em 2017, em premiação organizada pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e pela associação de profissionais de turismo, Skal Internacional São Paulo. A cidade foi contemplada na categoria Turismo de Estudos e Intercâmbio por seu pioneirismo e atuação inovadora no segmento de Turismo Industrial.

Ao todo, 39 municípios foram premiados, sendo três em cada uma das 13 categorias de turismo reconhecidas pela Lei Complementar 1261/15, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Municípios de Interesse Turístico (MIT): Religioso; Cultural; Ecoturismo; Social; de Esportes; de Pesca; Náutico; de Aventura; de Sol e praia; Negócios e eventos; Rural; de Saúde e de Estudos e Intercâmbio. A cerimônia de premiação ocorrerá no próximo dia 18, em evento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

“Este é um importante reconhecimento ao potencial turístico de São Bernardo, que agora dispõe de uma política pública fundamentada e voltada à sua exploração. Além de valorizar nossas riquezas naturais e nossa veia industrial, essa atividade é ferramenta importante para aquecimento da economia local, movimentando, principalmente, o setor de serviços e comércio”, disse o prefeito Orlando Morando.

Para a escolha de São Bernardo foi considerada a movimentação turística gerada pelo programa de Turismo Industrial, que promove aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional. Lançado em 2013, a ação baseia-se em visitas monitoradas a empresas e indústrias da cidade, para promoção de conhecimento sobre a estrutura das unidades, a forma de produzir e as tecnologias empregadas em cada processo produtivo. O programa contempla grupos de estudantes, empresários, estrangeiros, além de atividade inclusiva para deficientes visuais, com média de 320 participantes a cada mês.

A iniciativa conta atualmente com 14 empresas parceiras: Scania Latin America, Masipack, Zurich Termoplásticos, Basf – Tintas Suvinil, Omnisys, Wheaton Brasil Vidros, Formag´s Gráfica e Editora, Mercedes-Benz do Brasil, Fundação Espaço Eco, Friozem Logística, Volkswagen do Brasil, Toyota do Brasil, Cervejaria Balmann e Empresa Metropolitana de Água e Energia (Emae) – esta última promovendo visitas à usina hidrelétrica Henry Borden.

“Certamente este prêmio corrobora com nosso plano de conquistar o título de Município de Interesse Turístico (MIT), cujo processo se encontra na reta final”, destacou o diretor de Turismo e Eventos, da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Fernando Bonisio. De acordo com responsável pela área, além da vertente industrial, São Bernardo também tem forte potencial para consolidar-se como pólo eco turístico, explorando áreas verdes como o Parque Estoril, a região do Polo Ecoturístico Caminhos do Mar, além da Prainha do Riacho Grande.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo é reconhecida como um dos Top Destinos Turísticos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *