São Bernardo e CervBrasil fazem encerramento oficial do projeto Cidade Responsável

710 0

Da Redação – O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), Paulo Petroni, realizam nessa segunda-feira, 7 de dezembro, cerimônia de encerramento do projeto Cidade Responsável na cidade, que ocorre na Faculdade de de Direito de São Bernardo do Campo (Rua Java, 425, Jardim do Mar). Na ocasião, serão anunciados os vencedores do Concurso Cultural, que obteve aproximadamente 600 inscrições de estudantes e 60 projetos educacionais enviados por educadores  atuantes em São Bernardo do Campo.

Durante um ano, o Projeto Cidade Responsável realizou uma série de ações para alcançar o público-alvo, jovens menores de 18 anos e, para atingir o objetivo de inibir o consumo de álcool por crianças e adolescentes. O Projeto Cidade Responsável foi previamente estruturado em duas frentes de ação: conscientização e fiscalização. A partir do projeto-piloto e do escopo geral do projeto, as ações foram divididas em seis pilares de atuação: Educação; Saúde; Compra e Consumo; Comunidade, Parcerias e Comunicação.

Foram realizadas capacitações nessas seis esferas de atuação, um ato de apoio à lei de criminalização do consumo por menores de 18 anos, reunião de trabalho com a Organização de Estados Americanos (OEA), ações de conscientização e fiscalização nas principais regiões de bares e restaurantes da cidade, além de eventos como o Dia do Skate, Dia da Juventude e o encontro com os campões do vôlei Maurício Lima e André Heller.

Concurso Cultural – Durante o evento do dia 7 de dezembro, a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) anuncia os vencedores do 1º Concurso Cultural Cidade Responsável. O concurso teve com o objetivo de incentivar boas iniciativas de estudantes de 13 a 17 anos e educadores que atuem com jovens, para conscientizar e inibir o consumo de bebidas alcoólicas antes dos 18 anos.

Por isso, houve duas divisões de categorias. Na Categoria Estudantes, adolescentes de 13 a 17 anos que estudam em São Bernardo do Campo formularam frases criativas sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos e responderam, via Facebook a pergunta: “Como eu faço minha Cidade Responsável?”.  Na Categoria Educadores, profissionais que atuam com adolescentes em São Bernardo do Campo realizaram uma prática educativa relacionada à prevenção do consumo precoce de bebidas alcoólicas. Os registros dos trabalhos, em foto e vídeo, foram enviados também via Facebook.

O resultado foi um sucesso: foram 600 frases de estudantes inscritas e 60 projetos de educadores. As 5 frases mais criativas e originais dos estudantes foram escolhidas por uma comissão julgadora e então submetidas a voto popular no Facebook. O primeiro lugar será premiado com um IPhone 6;  o segundo lugar levará uma Câmera Nikon Semiprofissional; e o terceiro lugar ganhará uma bicicleta.

Já os trabalhos dos educadores foram escolhidos pela comissão julgadora seguindo os critérios de avaliação: liberdade criativa, sensibilidade educativa, qualidade técnica, originalidade, adequação da proposta ao tema do concurso. O primeiro lugar ganhará um Macbook;  em segundo  lugar será agraciado com  uma Câmera Nikon Profissional; em terceiro  lugar terá como prêmio um IPad.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo e CervBrasil fazem encerramento oficial do projeto Cidade Responsável"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *