São Bernardo consolida a visita de 15 mil turistas por mês

173 0

Política de fomento ao setor fortalece Turismo Industrial e Ecológico na cidade, após título de Município de Interesse Turístico

Da Redação – Três meses após conquistar o título de Município de Interesse Turístico (MIT), com a sanção do governador João Doria, a Prefeitura de São Bernardo colhe os frutos de amplo processo de fomento ao calendário turístico adotado pela atual gestão, administrada por Orlando Morando. Com forte investimento na infraestrutura da cidade, o município atingiu neste ano a marca de 15 mil visitas de turistas por mês nos principais equipamentos públicos voltados ao lazer.

Reflexo da política de incentivo do setor, desempenhada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, o bom desempenho obtido pelo município colocou novamente São Bernardo na rota de visitantes com origem na Região Metropolitana de São Paulo e até mesmo de outros países.

Referência nacional, o programa de Turismo Industrial de São Bernardo, que promove visitas monitoradas a empresas para promoção de conhecimento sobre os processos produtivos, é exemplo de sucesso da política adotada pelo município . Após receber no início deste ano a visita de empresários da Angola e de universitários dos EUA, São Bernardo se prepara agora para sediar em agosto o 3º Congresso Brasileiro de Turismo Industrial, que deve reunir representantes de diversos Estados do País.

MAIS DESTAQUES – Cartões postais da cidade, o Parque Estoril e a Prainha do Riacho Grande têm registrado números expressivos em visitas. Juntos, os locais receberam, neste período, média de 5 mil pessoas mensalmente, número este impulsionado pelo projeto de turismo ecológico e consciente incorporado pela atual gestão que tem apostado na diversidade da Mata Atlântica e grandiosidade da Represa Billings.

“O Riacho Grande sempre foi conhecido por ser um polo turístico, porém não havia um investimento para que isso chegasse a população. Graças as melhorias que realizamos no Parque Estoril, com a reabertura do teleférico, e com a realização do Festival do Verão na Prainha, conseguimos resgatar esse turismo ecológico e consciente”, afirmou o prefeito Orlando Morando ao destacar a importância do setor que nesta quinta-feira (13/6) celebra o Dia do Turista. “O alto volume de visitantes na cidade mostra que voltamos a ser referência turística”.

Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, coordenada por Hiroyuki Minami, mais ações estão sendo desenvolvidas para expandir novas atividades, como explica o Diretor de Turismo e Eventos, Fernando Bonísio. “São Bernardo tem se consolidado no mapa turístico do Brasil, o que mostra que estamos trilhando um caminho sólido para fortalecer a imagem da cidade vinculada ao turismo sustentável e referência no Turismo Industrial”, salientou.

MIT – Em fevereiro deste ano, por meio da Lei 16.938/2019, São Bernardo foi contemplada pelo Estado com o título de Município de Interesse Turístico. A conquista assegura o aporte anual de cerca de R$ 700 mil por parte do governo estadual voltado para projetos turísticos, além de alçar a cidade a patamar diferenciado para pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo.

Com o reconhecimento, São Bernardo passa a integrar o grupo hoje composto por 140 municípios do Estado que contam com o título. Para isso, a cidade cumpriu todos os requisitos estipulados pela secretaria de Turismo estadual, como a criação de um Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a formulação de um Plano Diretor do segmento, Estudo de Demanda Turística e Inventário de Oferta Turística. A cidade também foi contemplada por dispor de uma ampla rede de hospedagem e alimentação, entre outras exigências.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo consolida a visita de 15 mil turistas por mês"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *