São Bernardo celebra o Dia Internacional das Cidades Educadoras com diversas atividades

136 0

Da Redação – Educar não é apenas a função da escola. Os espaços públicos, as propostas culturais, os serviços prestados pelo município e até o planejamento urbano podem contribuir, promovendo a inclusão e a melhoria da qualidade de vida de seus moradores. Esse é o conceito de Cidade Educadora, criado em Barcelona (Espanha), na década de 90, e da qual São Bernardo faz parte desde 2008.

Para reafirmar o seu compromisso com os ideais das Cidades Educadoras, o município celebra em 30 de novembro o Dia Internacional das Cidades Educadoras, realizando uma série de atividades organizadas pela Secretaria da Educação em conjunto com a Secretaria de Cultura, Secretaria de Saúde, Centro de Reflexão do Trânsito, Guarda Civil Municipal (GCM) e Faculdade Anhanguera com o objetivo de socializar e valorizar o trabalho das 482 cidades de 36 países-membros da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Na data, também será divulgada a carta das Cidades Educadoras, que orienta as ações desenvolvidas e as políticas públicas, além de preconizar o intercâmbio das propostas entre as cidades que fazem parte da AICE. Leia a carta completa aqui.

Além de São Bernardo, mais 16 cidades brasileiras entre eles estão: São Paulo, Santo André, Horizonte, Mauá, Embu, Belo Horizonte, Sorocaba, São Carlos, Vitória, entre outros.

A proposta sugerida pela ação é a de que a cidade desenvolva a educação como prioridade e dialogue com outros assuntos como habitação, mobilidade, transporte e infraestrutura. Além de promover ações para o bem-estar da comunidade, a Cidade Educadora deve estimular atitudes individuais com foco neste bem comum.

Entre as ações desenvolvidas por São Bernardo que se encaixam neste conceito estão o programa Educar Mais, que amplia a jornada escolar de 5 para 9 horas, todos os dias da semana; e também o projeto Escola de Portas Abertas (EPA), criado para estabelecer uma ponte entre a escola e a comunidade, levando atividades orientadas pelos eixos educação, cultura, esporte, lazer, saúde e geração de renda oferecidas gratuitamente por agentes da sociedade civil em 10 escolas.

“Incorporar pessoas de todas as cidades numa formação ao longo da vida com ações que visam disseminar pela cidade os princípios de inclusão, igualdade de oportunidades, justiça social, democracia participativa, convivência entre diferentes culturas, diálogo entre gerações, promoção de estilo de vida saudável, cooperação, paz, é o objetivo das Cidades Educadoras. Temos o intuito permanente de aprender, trocar, partilhar e, por consequência, enriquecer a vida dos munícipes”, afirma a secretária de Educação, Suzana Dechechi.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo celebra o Dia Internacional das Cidades Educadoras com diversas atividades"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *