São Bernardo antecipa pagamento de servidores para esta sexta-feira

785 0

Texto: Carla de Gragnani – Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Da Redação – Na contramão da crise financeira enfrentada por maior parte das cidades brasileiras, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, garantiu para esta sexta-feira (21/12) o pagamento dos salários de dezembro de 22.431 servidores públicos ativos e inativos, cujo depósito estava inicialmente previsto para o próximo dia 28/12.

A medida visa adiantar os rendimentos de funcionários municipais a tempo para o início das festas de fim de ano, além de aquecer a economia local. O impacto financeiro bruto será de R$ 84,4 milhões.

A decisão aconteceu após análise do fluxo de caixa da Prefeitura, que constatou volume significativo de pagamentos antecipados do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2019. “Mediante esta nova receita, conseguimos antecipar os salários que seriam depositados nas contas dos servidores apenas no dia 28. É uma medida que demonstra saúde financeira e boa gestão do dinheiro público. Um cenário que conquistamos após implementarmos uma forte política de austeridade e corte de desperdícios”, destacou o chefe do Executivo.

O fluxo ocorreu em decorrência da instituição do programa IPTU Fidelidade, que prevê sorteio de R$ 240 mil por ano para contribuintes que estiverem em dia com os impostos relativos ao imóvel e que efetuarem o pagamento do carnê de IPTU de 2019 dentro do prazo de vencimento, seja à vista ou de forma parcelada. Aprovada na Câmara em novembro, a medida já incrementou a arrecadação da Prefeitura no final de ano, de modo a garantir o pagamento de despesas que ocorrerão na primeira semana de janeiro. O programa é voltado exclusivamente para pessoas físicas.

Austeridade – O anúncio feito pela Prefeitura destoa da realidade enfrentada por grande parte dos municípios brasileiros, que, em 2018, deixaram de honrar os 13º salários e registraram atrasos nos pagamentos de fornecedores. Para atingir este equilíbrio econômico, a Administração implementou uma série de medidas voltadas à otimização do uso do dinheiro público e austeridade de gastos. Entre as principais ações está a renegociação de contratos, o cortes de carros oficiais e celulares corporativos, assim como congelamento de 35% de cargos comissionados, redução das horas extras, suspensão da verba de Carnaval, redução dos imóveis alugados, o fim da impressão do Diário Oficial do Município, que passou a contar exclusivamente com a versão eletrônica, que pode se acessada pelo computador ou por meio do aplicativo para celulares São Bernardo na Palma da Mão, além da implementação do Programa Nota 1000, ferramenta de combate à sonegação fiscal, que distribui prêmios entre contribuintes que solicitarem a nota de serviços nos estabelecimentos do município.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo antecipa pagamento de servidores para esta sexta-feira"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *