Cidade utiliza webinar para debater programa Santo André 500 anos

50 0

Encontro virtual trouxe especialistas de diferentes áreas para explanar assuntos sobre o futuro da cidade

Texto: Guilherme Menezes – Crédito-fotos: Helber Aggio-Angelo Baima (PMSA)

Da Redação – Com o pensamento na discussão de um futuro melhor e a construção de uma cidade inovadora, inclusiva e com qualidade de vida, o programa “Santo André 500 anos” promoveu o primeiro webinar para debater diferentes assuntos sobre a cidade. O encontro virtual aconteceu na última quinta-feira (21), e foi transmitido através do canal oficial da Prefeitura de Santo André no Youtube.

O tema “A importância do Planejamento Estratégico a médio e longo prazo para a gestão das Políticas Públicas”, trouxe os seguintes convidados: Marcos Baptista, diretor presidente da ARIES e responsável pelo Projeto Recife 500 anos; Renato Balbim, representando o Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados do Governo Federal; Claudio Accioly, ex-consultor da ONU e consultor Lincoln Institute of Land Policy e o prefeito de Santo André, Paulo Serra.

“Levamos o planejamento deste programa muito a sério. Não à toa temos o maior pacote de obras da cidade, mais de R$ 1 bilhão em investimentos, e devolvemos à nossa gente a percepção de pertencimento, de resgate do orgulho de viver aqui. Temos um campo fértil para planejar e trazer o melhor para Santo André nos próximos 30 anos, e este projeto deixará um legado”, comentou chefe do Executivo, Paulo Serra.

A partir deste, os demais webinares buscarão discutir temas mais específicos que sejam importantes para serem debatidos quando se pensa a cidade a longo prazo. Este processo será primordial para ajudar a refletir e elaborar políticas em conjunto, governo e sociedade civil, que serão a base para a construção de uma Santo André do futuro.

Marcos Baptista trouxe a importância do engajamento da população para construção do plano estratégico, somando esforços, e demonstrou 17 caminhos e seis grandes transformações executados em Recife/PE, com um total de 62 projetos. “Precisamos captar parceiros e colocar a população dentro do sistema, unindo conhecimento acadêmico, e da sociedade em geral. A comunicação é importante para que todos tenham acessos. Podemos definir em reunir, reviver e reinventar”, disse o diretor-presidente da ARIES e responsável pelo Projeto Recife 500 anos.

“O planejamento é a longo prazo e toda sociedade precisa participar para criar algo novo, somos todos responsáveis. As crises como estão vivendo nesta pandemia colocam condições pré-existentes, como a concretização do trabalho remoto. O planejamento estratégico é fazer as pazes com passado e buscar novas alternativas”, afirmou Renato Balbim, representando o Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados do Governo Federal.

Por fim, Claudio Accioly, ex-consultor da ONU e consultor Lincoln Institute of Land Policy, mostrou um projeto de uma agenda global com 17 objetivos ambiciosos no desenvolvimento sustentável. “Buscamos um mundo sem fome, pobreza, com igualdade de gênero, e com objetivos específicos para cada cidade.”

 O programa “Santo André 500 Anos” tem como objetivo principal desenvolver um Plano Estratégico a longo prazo para a cidade de Santo André, que contemple diretrizes, objetivos, metas e ações estratégicas até 2053. Esses devem ser alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas. O Plano Estratégico está organizado em quatro eixos principais que também orientam as diretrizes deste programa de governo: Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Urbano e Ambiental, Desenvolvimento Econômico, Gestão e Inovação. 

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Cidade utiliza webinar para debater programa Santo André 500 anos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *