Santo André tem Circuito Itinerante de Mobilidade em escolas municipais

267 0

Projeto para os futuros motoristas foca na Educação no Trânsito e simula uma cidade com ruas, semáforos, placas e faixa de pedestres

Texto: Daniele Vieira – Crédito-fotos: Helber Aggio (PMSA)

Da Redação – O prefeito Paulo Serra participou nesta segunda-feira (20) do CIMOB (Circuito Itinerante de Mobilidade), na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Profª Maria da Penha de Almeida Manfredi.

O projeto consiste em um equipamento para montagem de uma cidade-mirim que possui sinalização, com ruas, semáforos, placas e faixa de pedestres, reproduzindo assim, a rotina de uma cidade com todo acompanhamento e interações educativas. A atividade, que faz parte das ações do “Maio Amarelo”, tem o objetivo de incentivar comportamentos seguros no trânsito.

“Esse projeto é muito importante. Santo André é referência em ações de Mobilidade Urbana, principalmente com a minicidade que temos na Sabina, que é um equipamento pioneiro em matéria de políticas públicas para que as crianças aprendam, desde pequenos, as regras, as Leis de trânsito, e entendam como funciona a cidade no sentido da Mobilidade. E agora temos esse projeto itinerante, que passará por várias escolas da nossa cidade. Aquilo que já era bom ficou ainda melhor”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Inicialmente foram atendidas 15 escolas municipais, previamente indicadas pelas ações do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, selecionadas com base nos indicadores de acidentes de trânsito da região. Até o momento, 1250 crianças, de 4 a 8 anos, já participaram da iniciativa, interagindo e ampliando conhecimento ao utilizarem bicicletas, respeitando as regras de trânsito, com o auxílio de educadores capacitados pela Gerência de Educação de Trânsito da Secretaria de Mobilidade.

Por ser um equipamento itinerante, tem a possibilidade de atender diversas escolas municipais através de agendamentos prévios, realizados junto a Gerência de Educação para o Trânsito, como também estar presente em vários eventos culturais, lúdicos e educativos que a cidade promove. A ação é gratuita.

As campanhas educativas de conscientização e o fim dos radares móveis, eliminados em 2017, possibilitam que Santo André registrasse queda de 75% no número de mortes provocadas por acidentes de trânsito, de acordo com dados disponibilizados pelo Infosiga, do Governo do Estado. O bom desempenho reflete um trânsito mais consciente e seguro.

Como parte da programação educativa do “Maio Amarelo”, serão realizadas também blitz educativas de motos, em parceria com a Yamaha. Na terça-feira (21), a blitz ocorre na Av. Capitão Mario Toledo de Camargo, próximo ao estacionamento do Estádio Bruno Daniel, e na quarta-feira (22), na Praça Engº Roldão, na Av. Pereira Barreto. A ação acontecerá das 9h às 11h.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Santo André tem Circuito Itinerante de Mobilidade em escolas municipais"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *