Santo André reforça prevenção de HIV/Aids com campanha Fique Sabendo

53 0

Atividades serão realizadas em regiões estratégicas onde há circulação de grupos mais vulneráveis à infecção

Da Redação – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, está participando da 13ª campanha estadual “Fique Sabendo”. A iniciativa tem o intuito de sensibilizar e alertar a população sobre a prevenção e tratamento precoce contra o HIV, Aids e sífilis. Nesta semana serão realizadas ações que integram o Dezembro Vermelho.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as ações serão realizadas respeitando os protocolos sanitários e em regiões da cidade onde a circulação de grupos mais vulneráveis é maior.

“O programa municipal de HIV/Aids oferece apoio técnico permanente à rede de saúde, com diversas ações como discussões, capacitações sobre prevenção e para a realização de testes rápidos. Há testadores em toda a rede, por exemplo”, explicou a coordenadora do Programa de Agravos Crônicos Transmissíveis de Santo André, Márcia Furquim.

Os testes são realizados em todas as unidades de saúde de Santo André ao longo do ano. Durante a campanha os exames também serão disponibilizados em locais estratégicos fora das unidades.

Nesta semana a ação ocorrerá nos bairros Parque Andreense, Centro, Jardim Santo André, Vila Helena, Utinga e Vila Guiomar. Além disso, equipes do Consultório na Rua irão atuar em locais estratégicos que concentram maior circulação de travestis, transexuais e trabalhadores (as) do sexo.

Durante o período de pandemia, houve uma pequena queda nos casos de HIV/Aids em Santo André. De janeiro a outubro de 2020 houve 83 notificações. Em 2019, no mesmo período, houve 114 notificações.

O Centro Médico de Especialidades Referência em Infectologia, localizado na Vila Vitória, possui um ambulatório adulto e infantil que atende, em especial, os portadores de hepatites virais B e C crônicas, de HIV/Aids, além de integrar os atendimentos dos casos de tuberculose extrapulmonar. O serviço também conta com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), responsável por ofertar testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e HIV, e dispõe de equipe de assistência às vítimas de abuso e violência sexual.

No Centro Médico de Especialidades há cerca de 2.600 pacientes em terapia para o tratamento do HIV e 196 pacientes em uso de Prep (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV).

Programação do Fique Sabendo em Santo André:

3/12 – Jardim Santo André (na Associação Beneficente do Jardim Santo André e Adjacências, rua dos Dominicanos, 456, das 13h às 17h, com equipe da USF Jardim Santo André) e Vila Helena (no albergue da rua Murici, 465, às 9h, com equipe da USF Vila Helena)

5/12 – USF Utinga e USF Vila Guiomar (nas unidades, das 8h às 16h)   

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Santo André reforça prevenção de HIV/Aids com campanha Fique Sabendo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *