Santo André ganha Centro de Referência em Educação Ambiental

187 0

Texto: Viviane Raymundi – Fotos: Divulgação/Semasa

Da Redação – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inaugurou nesta sexta-feira (26) o seu Centro de Referência em Educação Ambiental, espaço exclusivo e totalmente adaptado para atividades ambientais desenvolvidas em Santo André. O local, que é inédito na região do ABC, fica na rua Igarapava, 250, no bairro Valparaíso.

Com o novo espaço, o Semasa agora possui infraestrutura e recursos pedagógicos que são fundamentais para fortalecer e ampliar projetos e ações, que visam a conscientização ambiental e a melhora na qualidade de vida da população. O novo prédio, acessível para todos os públicos, conta com uma usina de reciclagem de papel, auditório, ampla sala multiuso e estacionamento para visitantes.

“A Educação Ambiental do Semasa tem 21 anos. Começamos timidamente e crescemos muito. Santo André já é o primeiro município do ABC a ter uma um Plano Municipal de Educação Ambiental. Agora, temos este espaço inédito, que é um orgulho para nós”, disse, durante a inauguração, a diretora de Gestão Ambiental do Semasa, Eriane Savoia.

O superintendente do Semasa, Almir Cicote, destacou a importância do novo Centro de Referência para a cidade. “A Educação Ambiental já faz um grande trabalho e, com este espaço, vamos fortalecer este braço importante para o Semasa e para a cidade”, afirmou.

O Centro de Referência em Educação Ambiental também vai permitir que o Semasa amplie parcerias com escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular; universidades, escolas técnicas, ONGs e outros órgãos. “Este novo espaço é muito importante para a cidade porque também vai servir para toda a comunidade”, lembrou o vice-prefeito Luiz Zacarias.

Referência no país – Instalada no Centro de Referência em Educação Ambiental está a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, criada há pouco mais de 20 anos e que se tornou referência no país. Ao longo desse tempo, mais de 300 mil pessoas, sendo a maioria educadores e estudantes, participaram de minicursos, palestras, workshops, visitas monitoradas, dentre outros, que são oferecidos gratuitamente.

A trajetória da equipe de educação ambiental da autarquia é marcada por diversos trabalhos premiados nacionalmente, inovações de conceitos, metodologias e projetos, a exemplo do programa Assessoria em Educação Ambiental para instituições educativas, que elevou o número de atendimentos de uma média de 18 mil por ano para mais de 31 mil em 2018.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Santo André ganha Centro de Referência em Educação Ambiental"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *