‘Santo André 500 anos’ faz 2º webinar e consulta sobre o planejamento da cidade

40 0

Munícipes podem contribuir com sugestões para o futuro do município por meio do aplicativo Colab

Texto: Guilherme Menezes (PMSA)

Da Redação – A Prefeitura de Santo André abriu uma consulta pública para que a população contribua com o planejamento da cidade. A iniciativa, que faz parte do programa “Santo André 500 anos”, tem como objetivo envolver a população na definição de estratégias para o futuro do município.

O questionário está disponível no aplicativo Colab (para aparelhos com sistema Android e iOS) ou pelo link consultas.colab.re/sa500anos. O processo de consulta digital acompanhará todas as etapas de elaboração do “Santo André 500 anos”, desde a definição do diagnóstico, passando pela proposição de diretrizes, metas e objetivos e, por fim, no acompanhamento e monitoramento da implementação do programa.

Webinar – Nesta quinta-feira (25), às 19h, será realizado o segundo webinar do programa “Santo André 500 anos”. O encontro, organizado pela Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, faz parte de uma série de reuniões que debatem o futuro da cidade. O tema será: “A importância do engajamento e participação de toda a sociedade no planejamento estratégico a longo prazo”.        

O webinar será transmitido por meio do canal oficial da Prefeitura de Santo André no YouTube, disponível no link http://psa.santoandre.br/youtube.

“Precisamos ter uma escuta apurada e carinhosa da sociedade neste momento. Sem dúvida não se constrói um planejamento se não perguntar ao cidadão que cidade ele quer. O programa ‘Santo André 500 anos’ chega a este segundo webinar voltado a esta visão do munícipe, para que haja engajamento da sociedade, e que os andreenses apresentem seus sonhos, mesmo em um momento tão dolorido como é esta crise”, afirmou o superintendente da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, José Police Neto.

A nova edição trará importantes convidados. Gustavo Maia, CEO da Plataforma Colab, que tem como objetivo aproximar o cidadão de seus governos, é um deles. Maia é fundador do Colab, rede social para cidadania premiada como melhor aplicativo urbano do mundo, top 5 de aplicativos de governo e participação do mundo, startup de maior impacto social e maior potencial global pelo BID. Em 2017, pelo Colab, foi selecionado pelo Departamento de Estado Americano no Unreasonable Goals, processo de aceleração para 16 empresas do mundo selecionadas por trabalharem pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Outro participante será Thiago Rondon, co-fundador e CEO da startup AppCívico, que trabalha com consultoria em tecnologias cívicas. Rondon é co-diretor do Instituto Tecnologia & Equidade, que atua no enfrentamento de problemas complexos, e escreve na coluna Multidões da Época Negócios, sendo ainda coordenador de combate à desinformação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nas eleições de 2020.

Por fim, fará parte também Carolina Guimarães, coordenadora da Rede Nossa São Paulo. A Rede é uma organização da sociedade civil que tem por missão mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, articular e promover ações, visando a uma cidade de São Paulo justa, democrática e sustentável.

O primeiro webinar do programa “Santo André 500 anos”, realizado em janeiro, discutiu a importância do planejamento estratégico a médio e longo prazo para a gestão das políticas públicas.

“Os encontros virtuais do ‘Santo André 500 anos’ nos dão um importante norte de como podemos e devemos avançar na gestão, ouvindo a população, debatendo ideias e trazendo as devidas melhorias para cada setor. Cada andreense pode ajudar em algo e queremos a participação de todos para que juntos cresçamos ainda mais como cidadãos e como município”, disse o prefeito Paulo Serra.

Planejamento – O programa “Santo André 500 Anos” tem como objetivo principal desenvolver um plano estratégico de longo prazo para a cidade de Santo André, que contemple diretrizes, objetivos, metas e ações estratégicas até 2053. Esses devem ser alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas.

O plano estratégico está organizado em quatro eixos principais que também orientam as diretrizes deste programa de governo: Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Urbano e Ambiental, Desenvolvimento Econômico e Gestão e Inovação. Este momento será importante na ajuda para refletir e elaborar políticas em conjunto, governo e sociedade civil, que serão a base para a construção de uma Santo André do futuro.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "‘Santo André 500 anos’ faz 2º webinar e consulta sobre o planejamento da cidade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *