Salão de Arte Contemporânea divulga selecionados para a 48ª edição

1019 0

Comissão Julgadora Seleção foi realizada por comissão julgadora; abertura ainda não tem data definida

Texto: Marcos Imbrizi (PMSA) – Crédito-foto: Alex Cavanha (PMSA)

Da Redação – Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, a Secretaria de Cultura de Santo André conseguiu garantir a continuidade do processo do 48ª Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilloto, com recursos para júri e prêmios “aquisição” e “estímulo”.

Reunida na primeira semana de agosto, a Comissão de Seleção e Premiação, composta pela artista plástica Cristina Suzuki, a curadora do Masp (Museu de Arte de São Paulo), Isabelle Rjeille e o curador Thomaz Pacheco, da OMA Galeria, escolheu os selecionados para esta edição, que ainda não tem data de abertura.

De um total de 513 trabalhos de artistas de diversos estados do Brasil inscritos, 33 artistas foram aprovados para a segunda fase. E na fase final, realizada no início deste mês, foram selecionados 51 obras de 32 artistas que comporão a edição deste ano, além de nove obras que foram contempladas com o prêmio aquisição.

Para a curadora do Masp, Isabelle Rjeille, a continuação do Salão no atual momento tão desafiador e de retrocessos em diversas áreas cumpre um papel importante para o fomento das artes visuais do País. “Sou grata por ter feito parte deste processo e pela oportunidade de conhecer artistas de diversas regiões do Brasil por meio dele”, comenta.

Segundo o curador e coordenador de artes visuais da Secretaria de Cultura, Reinaldo Botelho, a realização do evento neste ano foi um esforço coletivo que envolveu toda a equipe da Casa do Olhar, da Secretaria de Cultura e da própria Prefeitura de Santo André, além da Comissão de Seleção e Premiação.

“A continuidade das edições é o que consolidou o Salão de Santo André como a principal referência do País no circuito de artes visuais para este formato de exposição”, garante. Ainda de acordo com Reinaldo, esta credibilidade faz com que artistas de todo o Brasil aguardem o período de inscrições para o envio de trabalhos. “Portanto, nosso objetivo foi o de atender a expectativa destes artistas”, complementa.

Outro aspecto mobilizador para os organizadores do evento foi a escassez de oportunidades para o segmento das artes devido ao impacto da Covid-19. Este tem sido um ano difícil para todos e a comunidade artística sofreu enormemente com o cancelamento de eventos, o fechamento de espaços culturais, museus e galerias de arte.

“Agradeço a todos, principalmente os artistas que se inscreveram e enviaram seus trabalhos. Com certeza esta será uma mostra histórica, que apresentará um conjunto de obras muito forte e revelará a potência da recente produção e criação artística brasileira”, finaliza Reinaldo Botelho.

Importância do Salão – A artista plástica andreense Cristina Suzuki, outra integrante da Comissão de Seleção e Premiação, destaca a importância do Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto no cenário das artes visuais. Para ela, o acervo construído ao longo das edições, com obras representativas de muitos artistas em ascensão na época em que participaram da mostra e que vieram a se consolidar posteriormente é exemplo disso. “Este edital está entre os mais significativos para os artistas visuais, junto aos Salões de Piracicaba e de Ribeirão Preto”, destaca.

Outro representante da região, Thomaz Pacheco se sentiu honrado em integrar o júri do salão deste ano. ‘É uma responsabilidade escolher as obras que representarão o salão. E mais que isto, escolher os trabalhos que foram selecionados e que integrarão o acervo artístico da cidade”, destacou o representante de São Bernardo do Campo, ex-curador da Pinacoteca daquela cidade e proprietário da OMA Galeria.

O 48º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto é uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André, através da Casa do Olhar Luiz Sacilotto. As datas de abertura e visitação da exposição seguem indefinidas, no aguardo da liberação dos órgãos competentes, dentro dos protocolos de segurança.

Serviço – 48º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. Lista de artistas selecionados e premiados disponível no link: http://www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/resultado-48o-salao-de-arte-contemporanea-luiz-sacilotto/ A abertura do salão ainda não tem data definida.

Cristina Suzuki – Artista Visual formada pela Faculdades Integradas Teresa D’Ávila – Santo André, SP. Tem participações em diversos salões de arte contemporânea no Brasil e obras nos acervos das Pinacotecas de Atibaia, Santo André e São Bernardo do Campo.

Isabella Rjeille – Isabella Rjeille é curadora do MASP e co-editora do jornal Nossa Voz da Casa do Povo. Thomaz Pacheco  é galerista, proprietário da OMA Galeria, a única galeria de artes da região do Grande ABC. Foi curador da Pinacoteca de São Bernardo do Campo.

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Salão de Arte Contemporânea divulga selecionados para a 48ª edição"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *