Saiba como como proteger um idoso do frio

895 0

Temperatura baixa acende alerta em família e cuidadores

Da Redação – O público acima dos 60 anos tende a sentir mais a queda de temperaturas, tanto pela perda de massa muscular característica da idade quanto pelas dores crônicas que o frio agrava em doenças já existentes.

Entre os problemas típicos do frio que exigem mais atenção da família e dos cuidadores estão a hipotermia, quando a temperatura corporal fica abaixo dos 36,8°C, a falta de movimentação, que pode contribuir com a má circulação, além da gripe, pneumonias e agravamento de dores crônicas, como artrites e artroses.

A enfermeira-chefe do Grupo DG Sênior, Marcella dos Santos, especializada em terceira idade e gestão de enfermagem compartilha cuidados importantes para colocar em prática em casa também.

  1. Caprichar nas peças de roupas e acessórios de frio como toucas, cachecóis, luvas, mantas e meias mais grossas.
  2. Diminuir o tempo de banho, mas é preciso cuidado com a temperatura para não ser muito quente.
  3. Muita atenção com a hidratação e ingestão de água que não deve diminuir mesmo no frio.
  4. Vacinas para prevenção de gripes são indicadas para a idade.
  5. Praticar atividades físicas na medida do possível, pois ajuda a melhorar a circulação de sangue, além de contribuir para ganho de massa muscular.
  6. Reposição de vitamina D pela falta de exposição ao sol deve ser orientada pelo médico ou nutricionistas. Outras fontes de obtenção do nutriente são peixes como atum, sardinha e salmão. Gema de ovos, bifes de fígado e cogumelos também são ricos em vitaminas.
  7. Em locais com lareiras é importante ter cuidado com manipulação do fogo e intoxicação pelo monóxido de carbono devido a janelas fechadas.
  8. Balancear a alimentação para repor as vitaminas naturalmente e consultar um médico sobre a necessidade de suplementação.
  9. Abusar de alimentos e bebidas mais quentes como sopas e chás.
Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Saiba como como proteger um idoso do frio"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *