Saiba as ações do Executivo na Saúde para dar prioridade ao morador de SCS

553 1

Da Redação – O prefeito Paulo Pinheiro, de São Caetano, apresentou na sexta-feira as ações de sua administração para garantir a prioridade aos moradores da cidade nos equipamentos de Saúde da cidade.

O objetivo do Executivo é evitar que o morador da cidade não seja prejudicado em função do atendimento obrigatório por lei aos moradores de outras localidades por conta do Serviço Único de Saúde. Confira as medidas anunciadas pela administração Paulo Pinheiro (PMDB).

Transformação da UPA em CAPS – Uma unidade porta aberta no Bairro Mauá (como a UPA) atenderia, em sua maioria, moradores das cidades vizinhas, como já ocorre no pronto-socorro do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin (HMEAS). Com a transformação da UPA em CAPS, a Prefeitura supre uma necessidade da cidade (saúde mental) e concentra recursos na saúde dos moradores de São Caetano – o PS do HMEAS já suporta a demanda de urgência e emergência.

Mutirões – Destaque do Programa Fila Zero, os mutirões da Saúde, que completam 1 ano neste mês, já atenderam mais de 30 mil pacientes, acabando com a demanda reprimida em diversas especialidades médicas.  É realizado no terceiro sábado de cada mês, no Hospital São Caetano.

Terceiro Turno – O programa ampliou o horário de atendimento de três UBSs para até as 23h. Com o Terceiro Turno, o morador de São Caetano pode cuidar da saúde depois do horário de trabalho, mais perto de casa e com mais rapidez no atendimento.  A iniciativa desafoga o PS do HMEAS. O Bairro Fundação será o próximo contemplado.

Especialista Perto de Você – Funciona dentro do Terceiro Turno do Centro Policlínico Gentil Rstom, no Bairro Nova Gerty. Oferece atendimento nas especialidades com maior demanda em São Caetano. Dermatologia (segunda-feira), Cardiologia (terça-feira), Otorrinolaringologia (quarta-feira), Ginecologia e Obstetrícia (quinta-feira) e Neurologia e Neurocirurgia (sexta-feira). Sem necessidade de marcar consulta.

Auxílio-Medicamento – Cartão recarregado mensalmente com R$ 50 para que pacientes de baixa renda comprovadamente residentes em São Caetano comprem nas farmácias os remédios que não constam entre os cerca de 200 medicamentos distribuídos gratuitamente pela Prefeitura.

Recadastramento do Cid Card – Registro criado exclusivamente para os moradores de São Caetano, que privilegia o acesso ao atendimento público de Saúde. Fraudes no sistema fizeram a cidade ter 300 mil cartões em 2012, o dobro da população do município. Atualmente, são 148 mil cartões ativos – filtro constante baixará ainda mais este número.

Volta das cirurgias bariátricas – A Prefeitura está reorganizando equipe multidisciplinar que será responsável pela volta da realização das cirurgias bariátricas (redução de estômago) nos próximos meses.

Triagem de pacientes no HMEAS – Novo sistema de triagem de pacientes garantirá atendimento prioritário aos moradores de São Caetano no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin (HMEAS). Atualmente, aproximadamente 70% dos pacientes que dão entrada no pronto-socorro são moradores de cidades vizinhas.

PS Infantil – O Pronto-socorro 24h do Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido está sendo revitalizado e ampliado pela Prefeitura. A obra será entregue nos próximos meses.

Modernização das alas de leitos do Hospital Márcia Braido – As alas dos leitos de internação do Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido (3º e 4º andares) estão sendo modernizadas pela Prefeitura. Obras de infraestrutura, novos equipamentos e troca de mobiliário estão entre as ações. Ao todo são 26 leitos, sendo 24 de pediatria e 2 de cirurgia infantil.

Saúde Conectada – Convênio com a FIDI representa uma nova Era no diagnóstico por imagem em São Caetano. Laudos digitais substituem os analógicos, dando mais rapidez e precisão aos resultados dos exames (raios-X, ultrassom, tomografia computadorizada, mamografia, desintometria óssea e ressonância magnética).

Farmácia no Parque – Quem mora em São Caetano não precisa esperar o próximo dia útil para conseguir remédios gratuitos. Localizada no Espaço Verde Chico Mendes, a Farmácia no Parque funciona aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Em seis meses do projeto, 25.042 medicamentos já foram distribuídos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

1 comentário on "Saiba as ações do Executivo na Saúde para dar prioridade ao morador de SCS"

  1. Pingback: Paulo Pinheiro lança pacote que prioriza serviços de Saúde ao morador de São Caetano - CliqueABC

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *