Sabesp lança aplicativo gratuito para indicar vazamento de água e esgoto pelo celular

691 0

Da Redação – A Sabesp acaba de lançar um aplicativo gratuito para que qualquer pessoa relate um vazamento de água ou esgoto pelo celular ou tablet. A ferramenta permite que sejam enviadas fotos mostrando o que aconteceu, o que vai agilizar no reparo. Além disso, com o uso do GPS do aparelho, o usuário poderá apontar com precisão o local em que viu o vazamento.

O aplicativo estará disponível para celulares que tenham sistema operacional Android ou iOS, os dois líderes em utilização no país. Qualquer pessoa poderá baixar gratuitamente a ferramenta e enviar seu relato de vazamento com foto. A indicação, por enquanto, funcionará para as cidades atendidas pela Sabesp na Grande São Paulo e na região de Bragança Paulista.

A ferramenta estará disponível nas lojas virtuais Google Play (Android) e App Store (iOS, da Apple). Bastará ao usuário fazer um cadastro simples antes da instalação, com dados como número do celular e e-mail, o que permitirá que ele receba depois o protocolo de atendimento para acompanhar o serviço. Quem for cliente da Sabesp e utilizar o aplicativo poderá também se cadastrar para receber informações da companhia, tanto para novos serviços no aplicativo quanto sobre manutenções na região em que mora.

Ao abrir o aplicativo, o usuário acessa uma tela com as opções de vazamento de água ou esgoto. Depois de feita a opção, ele poderá digitar o endereço do problema ou, se estiver no mesmo lugar da ocorrência, permitir a localização pelo GPS do celular. O aplicativo tem capacidade para receber até três fotos do vazamento, que são enviadas com os demais dados da reclamação.

O uso do aplicativo tem uma série de vantagens. Com o GPS, a localização será precisa, inclusive para pontos sem nome de rua ou sem numeração, por exemplo. A ferramenta será comparada com o sistema de georreferenciamento da Sabesp. Ou seja, ao abrir o chamado, o usuário permitirá instantaneamente que a companhia saiba que tipo de tubulação existe naquele ponto.

Outra vantagem muito importante é o envio da foto. O usuário terá de enviar ao menos uma imagem, o que vai agilizar bastante o atendimento. O técnico da Sabesp verá a dimensão do vazamento, se ele é de água ou esgoto e que tipo de terreno ou piso existe no local, o que determinará qual equipe e quais materiais serão usados no reparo. Assim que a reclamação é cadastrada, o cliente recebe automaticamente o protocolo de atendimento e depois poderá acompanhar a solução do caso.

O aplicativo também dispõe de uma tela de ajuda com informações e um vídeo que auxilia o usuário a diferenciar, em caso de dúvida, se é vazamento de água e de esgoto. O vídeo também ajuda a identificar ocorrências que não são de responsabilidade da Sabesp, como um vazamento em galeria pluvial (água de chuva) ou o descarte de água subterrânea de mina ou do lençol freático, muito comum quando há obras de casas ou prédios novos.

Além do aplicativo para celulares e tablets, é possível relatar vazamentos pela Agência Virtual, no site da Sabesp (www.sabesp.com.br), ou pelos telefones 195 (na Grande São Paulo e Região Bragantina) ou 0800-055-0195 (demais cidades do interior e litoral). A ligação é gratuita, com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.

Com a nova ferramenta, a Sabesp pretende facilitar a vida do usuário, já que com o celular em mãos fica muito mais fácil relatar um vazamento. A expectativa é que 20% dos atendimentos feitos hoje principalmente pela central telefônica migrem para o aplicativo, mas a companhia acredita que o aplicativo trará também novos usuários, que antes não relatavam o que tinham visto na rua porque não tinham o número de telefone na agenda, por exemplo.

A Sabesp é a primeira empresa de serviços essenciais na Grande São Paulo a oferecer uma ferramenta móvel para comunicar vazamentos. A ideia é aos poucos passar a oferecer mais funções ao cliente.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Sabesp lança aplicativo gratuito para indicar vazamento de água e esgoto pelo celular"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *