Santo André vacina em sistema drive-thru para idosos com 90 anos ou mais

206 0

Munícipes nesta faixa etária que estão acamados começaram a ser imunizados na última quinta-feira

Texto: Guilherme Menezes – Crédito-fotos: Angelo Baima (PMSA)

Da Redação – De forma antecipada, começou neste sábado (6) em Santo André a vacinação em sistema drive-thru contra Covid-19 para idosos com 90 anos ou mais, grupo que corresponde a 4.059 pessoas na cidade. Os munícipes nesta faixa etária que estão acamados começaram a ser imunizados na última quinta-feira (4).

A vacinação em formato drive-thru está sendo realizada em três pontos: Paço Municipal, Estádio Bruno José Daniel e Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).

Paulo Serra prestigiou a campanha de vacinação contra a Covid-19 para idosos de 90 anos

“Nós estamos nos planejando para este momento há muito tempo. Iniciamos a vacinação dos idosos acima de 90 anos na última quinta-feira com cerca de 900 idosos que estão acamados, e não podem sair de casa. E hoje começamos a outra parte. Estamos felizes em ver a expressão de alegria dos idosos e dos familiares que os acompanham, aliviados por conseguir ver esta luz no fim do túnel. Estamos vencendo a guerra contra a Covid-19, mas não podemos relaxar. Seguimos cuidando um do outro, usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

A imunização teve início às 8h e em menos de três horas, cerca de 400 idosos já tinham recebido a primeira dose. A vacinação segue até às 17h e será reiniciada no domingo (7), também das 8h às 17h. A expectativa é que todo o público seja imunizado nos dois dias. Quem por algum motivo não conseguiu realizar o cadastro antecipadamente, pode comparecer nos mesmos pontos (menos o Paço Municipal) durante a semana e realizar a imunização. Lembrando que o cidadão deve estar munido de documento de identidade e comprovante de residência.

As vacinas aplicadas fazem parte de um novo lote de 11.770 doses da Coronavac produzidas pelo Instituto Butantan, que chegaram à Central de Imunização de Santo André na última quarta-feira (3). “Temos uma equipe treinada e pronta para atender a população na vacinação. Seguimos contratando e negociando novos lotes das doses de vacina para continuar este trabalho de imunização. Pedimos paciência para os andreenses entenderem os critérios adotados e que aos poucos cada grupo será chamado para também receber a sua dose. A chama da esperança está ficando mais forte e viabilizando novas vacinas vamos avançar cada vez mais”, comentou o secretário de Saúde, Marcio Chaves Pires.

Profissionais da Saúde – Além de antecipar a vacinação dos idosos, a Prefeitura de Santo André também está ampliando a campanha de vacinação contra o coronavírus para os profissionais de Saúde que residem na cidade e atuam em clínicas e consultórios particulares. Para este público, a vacinação ocorrerá em sistema drive-thru na Craisa (acesso no portão 5 pela rua Varsóvia, em Santa Teresinha) e no Estádio Bruno Daniel (localizado na rua 24 de Maio, na Vila América), a partir de segunda-feira (8). Haverá ainda aplicação de doses no Centro de Enfrentamento à Covid-19, que fica na avenida Ramiro Colleoni, 220.

Ao todo, são 14 categorias previstas no Plano Nacional de Imunização: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, profissionais de educação física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Assim como os idosos, os profissionais de Saúde também devem fazer inscrição pelo site psa.santoandre.br/vacinacovid, onde serão informados sobre data, horário e local de imunização. No dia da vacinação será necessário levar documento de identidade, comprovante de residência e comprovante de atuação na área da Saúde, como holerite ou carteira de trabalho.

Além do portal da Prefeitura de Santo André, onde é possível fazer o cadastramento e tirar dúvidas, há também o telefone 0800-4848004, com uma equipe formada por profissionais da Saúde apta a tirar dúvidas sobre a Covid-19, além do email saude@santoandre.sp.gov.br. O serviço é gratuito e funciona 24 horas, nos sete dias da semana.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Santo André vacina em sistema drive-thru para idosos com 90 anos ou mais"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *