SCS inaugura Colégio USCS e quer nova era para o Ensino Médio

761 0

Da Redação – São Caetano do Sul entra em uma nova era do Ensino Médio. Nesta quinta-feira (31), a Prefeitura e a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) inauguraram o Colégio Municipal Universitário USCS Paulo Renato Souza. Um modelo em que os estudantes estão integrados ao ambiente e às práticas acadêmicas de uma universidade.

A cerimônia contou com mais de 1.000 pessoas, entre alunos, pais e autoridades municipais. “A reestruturação do Ensino Médio é uma pauta nacional, e São Caetano agora tem um colégio pioneiro que pode se tornar referência para o país”, disse o prefeito José Auricchio Júnior, que parabenizou o reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi, e o pró-reitor Leandro Campi Prearo, pelo empenho para colocar o projeto em prática, e a secretária municipal de Educação, Janice Paulino Cesar.

O Colégio Universitário USCS dedica-se ao ensino, à pesquisa e à extensão, aproximando estudantes e docentes da educação básica e do ensino superior. Bassi ressalta que a escola contará com diretrizes elaboradas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2018 pela União. “Parabenizo o prefeito Auricchio pela coragem de realizar esse projeto e digo que aqui os estudantes vão se tornar protagonistas, com responsabilidade direta nas suas escolhas”, afirmou o reitor.

Nesta sexta, a escola já tem sua aula inaugural e, na segunda-feira, se iniciam as aulas regulares. São 800 alunos divididos em 19 turmas de 1º ano, cinco turmas de 2º ano e três turmas de 3º ano, além de 40 professores, sendo cada área do conhecimento coordenada por um mestre ou doutor. “Esse colégio foi pensado com muito carinho, para formar cidadãos do bem e tenho certeza que, em breve, estará entre os mais bem avaliados da região”, disse o pró-reitor Prearo.

PASSO A FRENTE
O prefeito Auricchio disse, ainda, que dormirá com “a felicidade de ter contribuído, com a USCS e Câmara, para o futuro de muitos jovens”. “Apesar de alguns políticos tentarem inviabilizar esse projeto, trabalhamos com a certeza de estarmos fazendo política pública de verdade, para o bem comum. E a satisfação é maior ainda quando vencemos os desafios relacionados à Educação”, disse Auricchio.

O Colégio Municipal Universitário utilizará estrutura com biblioteca, laboratórios de engenharia (em andamento), de informática, de tecnologias, estúdio de TV e quadras. Além disso, os professores poderão utilizar a infraestrutura da Universidade (campus Barcelona e Centro) para o desenvolvimento de projetos e atividades extraclasse.

Por meio de convênio com a Prefeitura, 280 alunos ingressaram no 1º ano e vão estudar de forma gratuita. Também receberão gratuitamente uniforme e material escolar. O Colégio ainda oferece vagas a pagamento, sendo que os moradores de São Caetano têm desconto na mensalidade.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SCS inaugura Colégio USCS e quer nova era para o Ensino Médio"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *