SA economiza R$ 750 mil com plataforma digital de emissão de alvarás

56 0

Sistema Acto, adotado há um ano na cidade, eliminou necessidade de papel para análises de construções, aberturas, reformas e obras

Texto: Guilherme Menezes (PMSA)

Da Redação – A Prefeitura de Santo André economizou R$ 750 mil em um ano de funcionamento da plataforma digital Acto, adotada pelo município em dezembro de 2019. O sistema beneficia o morador  que necessita construir ou realizar uma obra em seu empreendimento, por meio de uma interface mais ágil e totalmente digital, evitando o uso de papel e sem que o solicitante precise fazer o pedido presencialmente.

“A inovação faz parte do novo modelo de gestão que implantamos desde 2017 e que levou Santo André a ser premiada e reconhecida como Cidade Inteligente. Tecnologia voltada à desburocratização e otimização dos serviços públicos oferecidos à nossa gente. Mais conectividade, rapidez, eficiência e sustentabilidade para o andreense, evitando o uso de papel e trazendo mais velocidade para as atividades dos profissionais envolvidos, incentivando a geração de emprego e renda. Atingimos marcas importantes neste primeiro ano de utilização da ferramenta e vamos continuar ampliando e melhorando este sistema”, comentou o prefeito Paulo Serra

A economia de R$ 750 mil aos cofres públicos corresponde a custos com capas, processos, malotes, arquivos, transporte e controles diversos, que deixaram de ser necessários com a digitalização dos serviços. A estimativa é que os munícipes tenham economizado cerca de R$ 407 mil em um ano, que teriam sido gastos com taxas e deslocamentos, além do tempo perdido para fazer solicitações presencialmente.

Os dados são baseados em cerca de 3.600 processos que foram realizados por via digital desde a adoção da plataforma. Antes da digitalização, a fila de liberação chegava a 85 dias em média, com 90 mil impressos de papel e tempo de deslocamento de 22,5 mil horas no período de um ano.

Após a implantação da plataforma Acto, o tempo de espera caiu para aproximadamente oito dias. O sistema – que oferece mais de 40 serviços – funciona sete dias por semana, 24 horas, integrando solicitações, tramitações, expedições de alvarás e certidões, além da fiscalização de obras. Ainda monitora diferentes processos de qualquer complexidade, melhorando a gestão, ampliando a arrecadação para a cidade e ainda diminuindo a despesa do contribuinte. Já foram concluídos 4.511 processos através da ferramenta e 1.356 estão em pleno andamento.

A digitalização das solicitações de alvarás é mais uma ação da Prefeitura com o objetivo de modernizar o serviço público, além de incentivar o desenvolvimento econômico da cidade e a criação de empregos. O conjunto de ações da administração tem atraído novas empresas e investimentos para o município. A plataforma Acto pode ser acessada pelo endereço https://santoandre.inmov.net.br/users/sign_in/.


Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SA economiza R$ 750 mil com plataforma digital de emissão de alvarás"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *