Ritmo dos tambores japoneses vai contagiar a Paulista neste domingo

831 0

14Da Redação – A arte milenar dos tambores japoneses, conhecidos na terra do Sol nascente como Taikos, vai tomar conta da Avenida Paulista no próximo domingo (10/4), a partir das 15h30. Em uma apresentação única e gratuita, o grupo mundialmente reconhecido Wadaiko Sho vai tocar desde os tradicionais ritmos do Japão, até composições autorais do próprio grupo, feitas em homenagem ao centenário do Samba, como as canções Futebol e Taiko de Samba.

Não, você não entendeu errado. O Wadaiko Sho é o único conjunto do gênero que mistura instrumentos japoneses tradicionais além do Taiko, como o Shinobue (flautas), o Shamisen (cítara japonesa) e o Narimono (percussão), com a percussão brasileira. O público poderá conferir o resultado dessa combinação única no show Tokinonagare (“com o passar do tempo”, em japonês), na calçada em frente ao edifício-sede da FIESP e do SESI-SP.

O nome da apresentação se refere às mudanças que o Taiko vem sofrendo nestes 108 anos da presença nipônica no Brasil, passando de um instrumento folclórico para o Taiko moderno no Japão, e, mais tarde, para o Taiko brasileiro.

Em seus 14 anos de atividade, o Wadaiko Sho já se apresentou em inúmeros eventos e recebeu os prêmios PAC da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo de 2007 na categoria Música Popular Brasileira (Música Instrumental) e prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo de 2010 na categoria Música Popular Instrumental, entre outros.

A programação do projeto começa partir das 12h, com uma animada aula de dança de salão para todas as idades – é só chegar e começar a dançar! Para mais informações sobre a programação completa do projeto, acesse o site www.fiesp.com.br/domingonapaulista.

Sobre o Wadaiko Sho – Idealizado em 2002 pelo músico nipo-brasileiro Setsuo Kinoshita, o grupo mantém características das músicas tradicionais e modernas da cultura japonesa, mas também inclui aspectos dos ritmos brasileiros em suas composições. O nome Wadaiko (que em japonês significa “arte dos tambores japoneses”) Sho (“viver”) simboliza a filosofia de vida, cuja base é a música, a terapia, os cuidados com o corpo e o trabalho social desenvolvidos através dos tambores. Em 2004, o grupo foi escolhido como um dos 10 melhores do concurso Sekai Uchikurabe Contest em Negano, no Japão.

Sobre o FIESP/SESI-Domingo na Paulista – O projeto visa oferecer uma programação variada e de qualidade para o público paulistano que frequenta a Avenida Paulista, aberta ao livre trânsito dos pedestres aos domingos. A cada semana atividades gratuitas são realizadas sempre na calçada em frente ao prédio-sede da instituição, envolvendo saúde, cultura e esporte.

Serviço – FIESP/SESI-Domingo na Paulista, com Wadaiko Sho e o show Tokinonagare, neste domingo (10), às 15h30. Demais atividades: aula de dança de salão, às 12h, na calçada do prédio da FIESP/SESI-SP (av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô). Classificação indicativa: livre. Gratuito. Mais informações no site www.fiesp.com.br/domingonapaulista. Repertório: Tokinonagare; Tanjyo; Yataibayashi; Minyo; Futebol; Hyuga; Taiko de Samba. Ficha técnica: Setsuo Kinoshita, Mitsue Iwamoto, Marcelo Tsutsui, Layla Watanabe, Fernando Su, Daniel Pardal.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ritmo dos tambores japoneses vai contagiar a Paulista neste domingo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *