Rio Pinheiros tem mais uma ação de combate aos pernilongos

1532 0

Até esta quarta-feira (30) será aplicado pela Secretaria de Saúde, com apoio da EMAE, inseticida por meio da técnica de Ultra Baixo Volume

Da Redação – Em continuidade às ações de combate aos pernilongos (Culex quinquefaciatus) nas margens do Rio Pinheiros, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia, realizam do dia 28 até amanhã (30) a aplicação de inseticida nas margens do rio Pinheiros, por meio da técnica chamada Ultra Baixo Volume (UBV). O método é eficiente por atacar diretamente o alvo a ser controlado, além de ser mais econômico.

O combate ao Culex no rio é feito por manejo integrado, em que diversas técnicas de controle são utilizadas para combater as fases de larva e do mosquito adulto. Na última sexta-feira (25), foi realizada a aplicação de larvicida biológico no rio, no trecho que compreende a Usina São Paulo, antiga Usina de Traição, até a Estrutura de Retiro, na confluência do Rio Tietê.

A operação, que foi realizada com a embarcação da EMAE, consiste em jogar o larvicida na água, impedindo que a larva do pernilongo se desenvolva. Outra técnica utilizada é a chamada termonebulização, processo de aplicação de composto químico que neutraliza a ação dos pernilongos que já eclodiram. Todo esse processo de combate aos mosquitos vem sendo administrado pela Prefeitura desde 2003, com intensificação das ações conforme a demanda monitorada e constatada.

Desde 2019, início do Programa Novo Rio Pinheiros, do Governo do Estado de São Paulo, a EMAE vem fazendo o desassoreamento (aprofundamento), a remoção de resíduos sólidos e de vegetação aquática, bem como a roçagem e limpeza dos taludes. Somente com desassoreamento, foram retirados 240.595 m³ de sedimentos. Sobre o lixo flutuante, já foram removidos mais de 12 mil toneladas de resíduos. Os contratos da Sabesp para coleta e tratamento de esgoto também estão em andamento e já atingiram 43,6 mil ligações das 533 mil necessárias: 8,2% do total realizado.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Rio Pinheiros tem mais uma ação de combate aos pernilongos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *