Rio Grande da Serra recebe carreta do Programa Mulheres de Peito

1474 1

Da Redação – A carreta do Programa Mulheres de Peito está estacionada, a partir desta terça-feira (26), na Praça da Bíblia, no Centro de Rio Grande da Serra. Na unidade serão realizados exames gratuitos de mamografia em pacientes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O Mulheres de Peito é uma iniciativa do Governo do Estado e visa detectar precocemente eventuais casos de câncer de mama.

O secretário de Saúde do município, Carlos Duarte comentou sobre esta importante parceria. “É a segunda vez que recebemos a carreta do Mulheres de Peito em nossa cidade. Fizemos a solicitação ao Governo do Estado e fomos prontamente atendidos”. Além disso, Duarte explicou a importância da realização dos exames. “A carreta vai nos ajudar a atender a demanda em mamografia, exame preventivo de extrema importância para a saúde das mulheres”, pontuou.

Atendimento – As interessadas em realizar o exame, com idade entre 35 a 49 anos, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa para solicitar o encaminhamento. Já para as mulheres acima de 50 anos, não há necessidade de pedido médico para a realização do exame. As interessadas devem apenas levar RG e o cartão do SUS. O atendimento na unidade móvel é de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

De acordo com o responsável pela carreta, Daniel José da Silva, a expectativa do programa é atender cerca de mil mulheres, até o dia 27 de maio, último dia da carreta em Rio Grande da Serra.

Para realização do exame, além de mamógrafo, o veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Profissionais – Além disso, a carreta do Mulheres de Peito conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria da Saúde do Estado, que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado fica pronto em até 48 horas após a realização do procedimento.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

1 comentário on "Rio Grande da Serra recebe carreta do Programa Mulheres de Peito"

  1. Maria Aparecida Neves

    Essa informação que está veiculando nesse jornal não é verdadeira, no que diz respeito a realização do exame de “Mamografia” para mulheres acima de 50 anos.
    Até porque, estive no dia 05.05.2016, na Carreta da Mamografia, localizada na Praça da Bíblia e não me deixaram fazer o exame de mamas. Tenho 64 anos e de acordo com o atendimento que tive na carreta, tenho que levar a Guia solicitando o exame., ou fazer o agendamento. A INFORMAÇÃO DO JORNAL, DIZ QUE BASTA LEVAR O CARTÃO DO SUS E RG. Infelizmente, me foi negado esse direito e o atendimento foi péssimo, funcionárias arrogantes e mal educadas. Estavam mais preocupadas e ver as mensagens no WatsApp do que dar um bom atendimento.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *