Ribeirão terá Dia “D” de vacina contra sarampo e pólio nesse sábado

1456 0

Da Redação – Todas as Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Pires funcionarão nesse sábado, dia 18, para imunizar crianças contra o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil). Das 8h às 17h, pais ou responsáveis por crianças com cinco anos incompletos devem comparecer à UBS levando a carteirinha de vacinação.

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, promoverá até o dia 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Do início da ação, dia 4 de agosto, até a última quinta-feira, dia 9, foram imunizadas 1.228 crianças contra a pólio (22,65% da população na faixa etária) e 1.224 crianças contra o sarampo (22,57% da população na faixa etária).

Campanha segue até 31 de agosto – Crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas contra a poliomielite – paralisia infantil. Para o sarampo, a vacina está disponível para moradores com idade a partir de 1 ano até os 49 anos, de acordo com a orientação de imunização para cada faixa etária. As doses estão disponíveis, gratuitamente, nas dez UBSs da rede municipal de Ribeirão Pires – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires alerta sobre a importância da vacinação. “Há registros do crescimento de casos das doenças, o que muito preocupa as autoridades de saúde. Essas são doenças perigosas. O sarampo, inclusive, pode matar. É fundamental que os moradores busquem orientações e esclarecimentos junto de nossas equipes. A vacinação é o meio de prevenir essas doenças e está disponível de forma gratuita em nossas UBSs”, avaliou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

Sobre a poliomielite – A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus. Pode infectar tanto crianças como adultos e causar paralisia muscular. A transmissão ocorre pelo contato pessoa-pessoa, via fecal-oral ou oral-oral – gotículas expelidas ou ingestão de água e alimentos contaminados com fezes contendo o vírus.

Sobre o sarampo – O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida de forma direta por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Pode ser contraída em qualquer idade, especialmente crianças. Entre os sintomas estão febre alta, dores de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo e tosse.

Esquema vacinal

Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).

Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente:duas doses da vacina tríplice

Adolescentes e adultos até 49 anos:

  • Pessoas de 10 a 29 anos –  duas doses da vacina tríplice
  • Pessoas de 30 a 49 anos – uma dose da vacina tríplice viral
Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ribeirão terá Dia “D” de vacina contra sarampo e pólio nesse sábado"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *