Ribeirão Pires vacina meninos de 12 e 13 anos contra o HPV

515 0

Da Redação – Meninos entre 12 e 13 anos já podem receber a vacina contra o HPV na rede municipal de saúde de Ribeirão Pires. As dez Unidades Básicas de Saúde da cidade estão disponibilizando a dose da vacinação, que protege contra câncer de pênis, garganta, além de outros problemas relacionados ao vírus. Antes, a vacina contra o HPV era disponibilizada pelo Ministério da Saúde apenas para meninas com idade entre 9 e 13 anos – que também devem ser imunizadas contra o vírus, caso ainda não tenham recebido a vacina.

Por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receber a vacinação os homens irão contribuir com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, prevenindo, ainda, casos de cânceres de boca, orofaringe, bem como verrugas genitais em ambos os sexos.

As doses da vacina são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30, com exceção da UBS do Centro, que aplica as injeções das 8h às 16h30. Para receber a imunização, pais ou responsáveis devem comparecer às unidades neste horário e apresentar a caderneta de vacinação das crianças ou adolescentes.

No município, há 1.870 meninos com idade entre 12 e 13 anos e 4.337 meninas com idade entre 9 e 13 anos. A vacinação contra o HPV foi incorporada pelo Ministério da Saúde à rotina de vacinas da rede municipal em todo o país. Neste ano, a meta é sejam vacinados 80% dos meninos e meninas que residem na cidade.

Meningite – As Unidades Básicas de Saúde da cidade também estão disponibilizando para jovens entre 12 e 13 anos – meninos e meninas – a vacina meningocócica C, que imuniza contra a meningite. Até então, as vacinas eram ministradas em bebês de até um ano. De acordo com dados do Ministério da Saúde, estudos apontaram a necessidade da administração de doses de reforço com as vacinas meningocócicas C conjugadas na adolescência, de forma a garantir a proteção nessa fase da vida.

O esquema da vacina é definido conforme a avaliação da caderneta de vacinação do morador ou da moradora nesta faixa etária. Na cidade, há 3.790 meninos e meninas com idade entre 12 e 13 anos. A vacina meningocócica C para este grupo foi inserida pelo Ministério da Saúde à rotina de vacinação da rede municipal em todo o país. A meta de imunização durante 2017 é de 80% da população nesta faixa etária.

Serviço – Confira as Unidades de Saúde de Ribeirão Pires:
UBS CENTRAL – R. Dr. Virgilio Gola, 24 – Centro
UBS OURO FINO – Rodovia Índio Tibiriçá s/n ao lado nº 2753 – Centro – Ouro Fino Paulista
UBS SANTA LUZIA – R. Prof. Antonio Nunes, 551- Santa Luzia
UBS QUARTA DIVISÃO – Estrada do Sapopemba nº 5000 – IV Divisão
UBS JARDIM LUSO – R. Julio Prestes, 22 – Jardim Luso
UBS JD. VALENTINA – R. Francisco Tometich, 274 – Jd Valentina
UBS JD. CAÇULA – R. Fagundes Varela, 08 – Jd Caçula
UBS VILA SUELI – R. Antonio Zampol, 221 – Vila Sueli
UBS GUANABARA – R. Fermino G. Pereira, 398 – Vila Gomes
UBS CENTRO ALTO – Rua Aurora, 61 – Centro Alto

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ribeirão Pires vacina meninos de 12 e 13 anos contra o HPV"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *