Ribeirão Pires segue com ações preventivas na Operação Verão Seguro

111 0

Para reduzir danos no período de chuvas fortes, a Defesa Civil atua na prevenção de ocorrências e conscientização dos moradores

Da Redação – A Prefeitura Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Defesa Civil Municipal, em parceria com as secretarias de Serviços Urbanos e de Desenvolvimento Regional de Ouro Fino, promove diversas ações de prevenção – limpeza, desobstrução e manutenção de córregos, galerias, bocas de lobo, entre outras, além da OVS – Operação Verão Seguro, para prevenir ocorrências na cidade, com atenção voltada ao período de maior incidência de chuvas.

De janeiro até o último dia 6, a Defesa Civil Municipal registrou 96 quedas de árvore, 11 deslizamentos e 5 pontos de alagamentos, sem vítimas. Para contribuir ainda mais com a redução de incidentes como estes, em dezembro do ano passado, teve início à Operação Verão Seguro, que estabelece conjunto de ações preventivas e procedimentos emergenciais a serem adotados pelo Poder Público Municipal e pela comunidade, promovendo a organização e preparação para o gerenciamento de emergência e situações de perigo aos cidadãos.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil da cidade, Cesar Theodoro, com a prevenção realizada corretamente antes do início do período de maior incidência de chuvas, os riscos diminuem. “Nossos agentes são treinados para realizar vistorias e orientações aos moradores, de forma a minimizarmos os efeitos causados pelas tempestades. Limpezas de vias e galerias evitam o acúmulo de sujeira nos esgotos”, declarou.

Neste ano, entre as ações preventivas executadas pelo Poder Público estão, por exemplo, a limpeza, manutenção, construção e desobstrução de galerias em diversos bairros. A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura deu início, agora em janeiro, à construção de nova galeria pluvial na Avenida Kaethe Richers, na altura do 720. A medida soluciona antigo problema de vazão que acarretava no acúmulo de água de chuva nesse trecho. Profissionais da equipe de manutenção efetuaram a troca de tubos que estavam rompidos, possibilitando, agora, o correto escoamento da água.

Ainda no mês de janeiro, os bairros Barro Branco e Santa Luzia receberam o serviço de limpeza de córregos situados na Rua Pedro Ripoli e na Pereira Barreto, respectivamente. Galerias de captação de águas pluviais também receberam manutenção, entre as quais a situada na Rua Ângelo Scomparim, no bairro Santana.

Em Ouro Fino, a equipe de manutenção da Secretaria de Desenvolvimento Regional promoveu os serviços de limpeza de valetas de água pluvial, construção e desobstrução de galerias nas Ruas Guaiçara, Casemiro Orosco, Marley, Bragança, Nilópolis e Passo Fundo, nas Avenidas Vereador Rubens Maziero e Flórida, e Estrada do Simeão.

Outras ações – Em novembro de 2018, a Defesa Civil Municipal, com o apoio da Secretaria de Transportes e Trânsito e do Corpo de Bombeiros, realizou a limpeza e desobstrução da galeria pluvial localizada na Rua Euclides da Cunha, na região central da cidade.

A Rua Rússia recebeu a construção de novas caixas de captação de águas de chuva. O serviço de limpeza, desobstrução e manutenção de córregos e galerias atendeu a Rua Marley, córrego da Estrada da Cooperativa, galeria da Rua Aspásia e boca de lobo na Rua Rio Grande da Serra, também em novembro do ano passado.

“Além das atividades que estamos realizando, com o suporte da Secretaria de Serviços Urbanos, a população também tem papel fundamental na prevenção às enchentes, ao fazer o descarte de entulho e lixo de forma regular e denunciando quando identificar esse tipo de poluição ao meio ambiente”, reforçou César.

A Defesa Civil Municipal realiza constantemente ações preventivas, como vistorias técnicas e podas de árvores. Estes serviços, intensificados durante o período de chuva, também contribuem para a redução de acidentes.

Atendimento – Para entrar em contato, a Defesa Civil está à disposição dos moradores de Ribeirão Pires pelo atendimento emergencial 199 ou pelo número de telefone 4825-1830. O atendimento via e-mail acontece pelo endereço eletrônico: defesacivil@ribeiraopires.sp.gov.br.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ribeirão Pires segue com ações preventivas na Operação Verão Seguro"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *