Ribeirão Pires sedia exposição “A origem dos nomes dos municípios paulistas” até junho

109 0

Da Redação – Ribeirão Pires sediará a partir desta quarta-feira, dia 23, a exposição itinerante “A origem dos nomes dos municípios paulistas”. A mostra tem entrada gratuita e acontece até o dia 22 de junho, das 8h às 17h, no saguão do Centro Cultural (Rua Yutaka Ishihara, 220, Centro). Nesta terça-feira, dia 22, foi realizada atividade que marcou o início da exposição.

O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko, acompanhou o evento de abertura. “É uma grande honra para nossa cidade sediar esta exposição. Trabalhamos com uma agenda cultural intensa, sempre prezando pela valorização de nosso povo e o resgate das raízes e tradições. Esta será, ainda, uma boa oportunidade para os estudantes de Ribeirão conhecerem mais sobre esse importante tema”, afirmou.

Arthur Hamilton Moreira Gomes, 9 anos, aluno do 4º ano da rede municipal, aprovou a exposição. “Gostei muito porque aprendi o jeito que deram o nome das cidades e que todos têm história de homenagem, alguns para santos. O que eu aprendi vou contar para meus amigos”, disse.

Baseada no livro do jornalista Enio Squeff, com co-autoria de Helder Perri Ferreira, a mostra trata da origem dos nomes das cidades de São Paulo e desvenda curiosidades e informações atreladas aos topônimos de cada município. A ação é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), ACAM Portinari e Arquiprom, com parceria do Museu da Língua Portuguesa e da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia.

A exposição itinerante percorre temas como o que é um município, como se forma e quais critérios são escolhidos para nomeá-lo; a importância dos povos indígenas, do catolicismo na definição dos nomes de algumas cidades e o gentílico de cada local.

Os visitantes poderão, por meio de um jogo presente na exposição, criar suas próprias cidades, definindo seu nome, se será no campo ou na praia, como serão distribuídos os recursos econômicos. Além do jogo, há uma cópia digital do livro de Squeff e Ferreira com a catalogação dos nomes dos 645 municípios do estado de São Paulo. Para agendamento de visitas educativas, basta entrar em contato no telefone: 4824-1781.

Serviço – Exposição “Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas”, de 23 de maio a 22 de junho, das 8h às 17h, no Saguão do Centro Cultural (Rua Yutaka Ishihara, 220, Centro) Entrada gratuita

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ribeirão Pires sedia exposição “A origem dos nomes dos municípios paulistas” até junho"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *