Ribeirão reforça prevenção ao câncer de mama no Outubro Rosa

176 0
Profissionais da Prefeitura realizaram, durante todo o mês, atividades preventivas e de orientação aos moradores

Da Redação – A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires e instituições da cidade reforçaram no Outubro Rosa as ações de prevenção ao câncer de mama. Durante todo o mês, as equipes da rede municipal de saúde, com apoio de outros setores, promoveram palestras e atividades com orientações aos moradores.

A Secretaria de Saúde realizou atividades de conscientização e o reforço da divulgação dos serviços disponíveis de forma permanente no município. No Hospital e Maternidade São Lucas, unidade da Prefeitura que abriga o Centro de Referência da Mulher, foram realizados mutirões de exames de mamografia e ultrassom transvaginal. Mais de 200 pacientes foram contempladas na ação.

Nas Unidades da Atenção Básica, os profissionais puderam vestir, às sextas-feiras, peças de roupas com a cor da campanha. No dia 23 de outubro, foi realizado o Pink Day, que concentrou série de serviços de saúde em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família.

“A prevenção ao câncer de mama deve ser realizada de forma permanente, e não apenas uma vez ao ano. Nesse sentido, a campanha do Outubro Rosa reforça as orientações para os moradores sobre a rede de serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura, relembrando a importância de exames e consultas de rotina, cuidados com a saúde, bons hábitos de vida, entre outras questões”, explicou a secretária de Saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

No dia 4 de outubro, cerca de 500 pessoas participaram da “Caminhada contra o Câncer, pela Vida”, promovida pela ETEC Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, com o apoio da Prefeitura e do Fundo Social da cidade.

Pontos turísticos iluminados – Pontos da Estância Turística de Ribeirão Pires ganharam iluminação especial nas cores da campanha Outubro Rosa. As luzes foram colocadas nos Mirantes Santo Antônio e São José; Jardim Japonês; relógio do Centro de Exposições e História; e letreiro turístico da cidade por alunos do curso de Eletricista Instalador – promovido gratuitamente por meio de parceria entre Prefeitura, SENAI e Fundo Social.

A campanha do Outubro Rosa chama a atenção da população para a importância da realização de consultas e exames preventivos ao câncer de mama. A rede municipal de Ribeirão Pires conta, desde o início desse ano, com mamógrafo próprio, no Hospital e Maternidade São Lucas.

O equipamento já realizou mais de 1200 exames gratuitamente. Na unidade, que abriga o Centro de Referência à Saúde da Mulher, também são realizados outros exames e procedimentos ginecológicos gratuitamente às moradoras.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ribeirão reforça prevenção ao câncer de mama no Outubro Rosa"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *