Ribeirão Pires incentiva preservação ambiental nas escolas

27 0

Estudantes de unidades municipais participam de atividades de plantio que, além de conscientizar sobre meio ambiente, estimulam alimentação saudável

Da Redação – Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nessa quinta-feira, 13 de fevereiro, plantio de sementes de legumes e hortaliças na Escola Municipal Pastor Antônio Cumpian da Silva, na Santa Luzia.

A atividade faz parte do calendário da Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria de Educação, e integra o programa “A Vez dos bairros”, que intensifica os serviços de diferentes setores da Prefeitura em regiões da cidade.

Durante a ação, os alunos participaram do plantio de sementes de cenoura, alface e cebolinha em uma caixa vazia de ovos. De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente, Juliana Cerezolli, a utilização da caixa de ovos visa despertar a conscientização sobre a importância da preservação de recursos. “Após as sementes virarem mudas, o próximo passo será o plantio no canteiro da escola”, explicou.

Ainda neste mês, equipes da Prefeitura farão atividades de plantio com os alunos da Escola Municipal Yohihiko Narita, no Jardim Santa Rosa, e Escola Municipal Mathilde Figueiredo David.

NEARP – O Núcleo de Educação Ambiental de Ribeirão Pires (NEARP) realizou nesta semana reunião de planejamento das atividades que serão executadas nesse primeiro semestre do ano. O trabalho contemplará estudantes e docentes da rede municipal de ensino.  

Durante o encontro, os membros do NEARP definiram o cronograma de atividades previstas para esse semestre. No calendário estão ações em comemoração ao Plantio Estadual de Árvores Nativas, celebrado em 27 de fevereiro. Para o Dia Mundial do Turismo Ecológico – 1º de março – a Prefeitura realizará palestra com especialista da área.

O Núcleo foi instituído em 5 de março de 2010, pelo Decreto Municipal nº 6.100. O grupo é formado por agentes municipais da Secretaria de Educação e da Secretaria de Meio Ambiente, além de representantes das escolas municipais, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

O NEARP tem como objetivo principal fomentar a educação ambiental, formal e não formal, em toda a rede de ensino e faixa etária com participação de professores, coordenadores, funcionários e alunos, através de palestras, capacitações, oficinas, além de visitas e passeios, em diversas áreas como reciclagem, criação de material pedagógico, hortas e pomares e redução de consumo dos recursos naturais.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ribeirão Pires incentiva preservação ambiental nas escolas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *