Ribeirão fortalece setor do turismo e recebe grupo de visitantes

699 0

Da Redação – A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires está executando pacote de ações voltadas ao desenvolvimento turístico e atração de novos empreendimentos do setor ao município. Como resultado do trabalho que está sendo promovido desde o início de 2017, a cidade recebe grupos de turistas, vindos de diferentes regiões do País.

A Estância começou o ano de 2019 recebendo visitantes. Nesta sexta-feira, dia 18, cerca de 50 pessoas, membros de colônias japonesas da região do Grande ABC, participaram de passeio pela cidade. Com destino à Torre de Miroku, o grupo iniciou a visita conhecendo o Centro de Exposições e História “Ricardo Nardelli”, na região central da cidade.

Moradora de Santo André, nascida na cidade de Santos, a professora aposentada Harumi Kauamura Nogami, de 81 anos, retornou a Ribeirão Pires, cidade em que viveu até 1968. “Meus pais – Yutaka Nogami e Toki Nogami – eram donos do primeiro armazém de secos e molhados daqui da cidade, a Casa Nogami, com sede na região central. Eu cresci aqui, ao lado dos meus pais e cinco irmãos. Lecionei no antigo Ginásio Estadual Dr. Felício Laurito. Tenho muitas recordações da cidade”, conta Harumi.

A busca por Ribeirão Pires como roteiro de passeio e visitação cresceu com a participação do município em eventos do setor. Em 2018, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Estância expôs potenciais da Estância ribeirãopirense em atividades como a 19ª Adventure Sports Fair, principal evento dedicado a esportes e turismo de aventura da América Latina, e o 17º Salão São Paulo de Turismo, com o objetivo de atrair visitantes e também novos investidores – do setor hoteleiro, por exemplo, e agências de viagem

Como resultado da exposição no Salão SP, Ribeirão Pires recebeu grupo visitantes da cidade de São Paulo, no início de outubro de 2018. Membros da Associação de Funcionários Públicos do Estado, os visitantes conheceram o Centro de Exposições e História – na região central, a tricentenária Capela do Pilar, e realizaram o passeio pela Represa Billings com destino ao Templo Luz do Oriente. O roteiro foi idealizado pela Agência Grafite, especializada em roteiros temáticos e culturais.

“Sou apaixonado pela cidade e visitei o estande de Ribeirão Pires no Salão. Pude ver que hoje existe uma coerência nas ações voltadas ao fomento do turismo na cidade. Durante a visita, pude ver que a cidade melhorou muito e precisa aproveitar e explorar suas potencialidades. Os visitantes que trouxemos ficaram muito encantados com a história e a preservação da Capela, por exemplo. Saímos daqui muito satisfeitos”, afirmou o proprietário da Agência Grafite, Carlos Roberto Silvério.

Prefeitura investe no receptivo turístico

Após a regularização de convênios e da situação financeira do município, trabalho realizado em 2017, a Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou série de medidas para o fortalecimento do turismo, em atendimento à Lei Complementar das Estâncias do Estado (nº 1261/15) e para estimular o desenvolvimento da atividade econômica local.

Por meio de novos convênios e da recuperação de recursos que foram perdidos em gestões anteriores a 2017, o município está destinando recursos estaduais para a reestruturação da região central da cidade, para preparar a área do comércio ao receptivo de turistas. Além do recapeamento de vias já iniciado, seguem a todo vapor as obras do Boulevard Gastronômico, que compreende a revitalização urbana e paisagística de ruas e calçamentos. O local será um dos atrativos que, futuramente, fará parte de um circuito integrado de turismo em Ribeirão Pires.

Por exemplo, da região central da cidade partirão passeios de visitantes e moradores até o Parque Oriental – Milton Marinho de Moraes, o antigo Camping da cidade, que também passa por revitalização. Profissionais trabalham na construção da estrutura do espaço que sediará o Centro de Convenções do Parque. O local contará, ainda, com área gastronômica e Centro de Informações, além de áreas para a prática de atividades físicas e de lazer, bem como de contemplação. Do Parque Oriental, o público poderá ter acesso, por meio de passeio pela Represa Billings, ao complexo do Templo Luz do Oriente, empreendimento onde está situada a Torre de Miroku.

Cadastur – A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, está incentivando empresários do setor turístico a ingressarem no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, do Ministério do Turismo – MTur.

Interessados podem realizar o cadastro pelo site www.cadastur.turismo.gov.br.

A ferramenta, lançada em 2006 pelo MTur, tem por objetivo o cadastramento e ordenamento de prestadores de serviços turísticos – empresas e profissionais do setor – em todo o País, promovendo o desenvolvimento  e a profissionalização da atividade.

O Cadastur é um importante subsídio para planejamento e atuação do governo no desenvolvimento de políticas públicas de fomento ao setor turístico. Para os turistas, o Cadastur torna-se um meio confiável de consulta a serviços e prestadores de serviços de cada cidade a ser visitada. Para os serviços e prestadores cadastrados o Ministério do Turismo oferece diversos benefícios, como incentivos para participar de programas e projetos desenvolvidos pelo Governo Federal, participação em programas de qualificação,  acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais, apoio em eventos e feiras, entre outros. Mais informações podem ser obtidas junto a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, pelo telefone 4828-5577.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ribeirão fortalece setor do turismo e recebe grupo de visitantes"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *