Ribeirão capacita gestores da rede municipal em parceria com Instituto Ayrton Senna

292 0

Atividade visa diagnosticar e promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, garantindo a alfabetização na idade certa

Da Redação – Com o início do ano letivo, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, colocou em prática o planejamento das ações pedagógicas dos programas Gestão Política da Alfabetização e Gestor Nota 10, desenvolvidos em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

Na última sexta-feira, dia 8, a Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Educação promoveu formação para as equipe gestoras das nove escolas municipais que integram os programas, para que os profissionais se preparem para o Teste Diagnóstico nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 de fevereiro, próxima quarta e quinta-feira, aos 1.328 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I.

De acordo com a secretária de Educação, Flávia Banwart, a avaliação é instrumento para medir o nível de aprendizado das crianças e traçar novas estratégias para melhorar, de forma permanente, o ensino. “A partir do resultado das provas, os professores e nossa equipe gestora terá melhores parâmetros sobre cada um dos estudantes, nos possibilitando adotar medidas que permitam o desenvolvimento de nossas crianças”, explicou.

Em 2017, a Prefeitura firmou convênio para implantar o projeto Gestão Política da Alfabetização. Em 2018, 1.345 estudantes – do 1º ao 3º ano – e 53 profissionais da rede municipal de ensino participaram do programa. No mesmo ano, foi implantado o Gestão Nota 10, que capacita as equipes das unidades escolares e acompanha, também, o desempenho  dos alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental II, além da assiduidade dos professores. Este programa contemplou, em 2018, 1.809 alunos.

“Nosso objetivo é concretizar uma política municipal de educação para promover melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Estamos diminuindo a distorção idade-série, o que significa alfabetização na idade certa, com baixo índice de reprovações e elevação da autoestima de alunos e professores”, concluiu a secretária.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ribeirão capacita gestores da rede municipal em parceria com Instituto Ayrton Senna"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *