Centro de Triagem da Coleta Seletiva é entregue em São Caetano

741 0

Da Redação – O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano executou a revitalização completa do Centro de Triagem da Coleta Seletiva (situado num espaço de 1920 metros quadrados, na Avenida dos Estados, 4.200, no Bairro Prosperidade), local para onde os resíduos são encaminhados ao tratamento, separação, descarte e destinação final.

As instalações também foram ampliadas e receberam novas salas, como a de Educação Ambiental, que ensinará alunos sobre práticas conscientes e favoráveis à preservação do meio ambiente. Todo esse conjunto de benesses será entregue oficialmente à população em cerimônia marcada para este sábado (5/3), a partir das 11 horas.

A intervenção, que teve orçamento estimado em R$ 970 mil, incluiu também modernização e reestruturação das operações da unidade; aprimoramento das condições gerais e sanitárias; nova comunicação visual; pintura; e instalação de cadeiras, equipamentos de combate a incêndios e balança, entre outras melhorias.

A obra ainda contemplou a preparação e adequação dos espaços do Centro de Triagem da Coleta Seletiva, para que o local receba interessados em participar de ações voltadas à educação ambiental. Para tanto, foram aperfeiçoados passarela e mezanino da unidade, intervenções idealizadas no intuito de manter os visitantes numa distância adequada dos resíduos.

“A reforma do Centro de Triagem otimizou a operação de coleta seletiva na cidade. Serão oferecidas totais condições”, destaca o prefeito Paulo Pinheiro. “No campo da educação ambiental, com todo o trabalho que está sendo executado no espaço, pretendemos evoluir muito, ao receber visitantes das mais diversas idades, mas especialmente alunos da cidade”, acrescenta o engenheiro Osmar Silva Filho, superintendente da Autarquia Municipal.

Centro – No Centro de Triagem, o material coletado é separado (garrafas PET, plásticos duros e filmes, papel, papelão, caixas de leite e de suco, vidros, alumínios, latas e jornais), passa por uma esteira elevatória, é compactado e recebe sua destinação – nem todos os itens que vão à coleta seletiva podem ser reciclados.

Cooperativa – Um contrato entre o DAE e a Cooperativa de Trabalho dos Catadores e Recicladores de São Caetano do Sul (Cooptresc) foi assinado no fim de janeiro deste ano. Isso para proporcionar a destinação adequada dos resíduos recicláveis da cidade, com sustentabilidade ambiental e econômica para o município, além de propiciar dignidade aos catadores.

Apresentação – A Patrulha DAE – Resíduos Sólidos é parte importante do Sistema de Monitoramento dos Resíduos da Construção Civil, que visa aprimorar a gestão, supervisionar a destinação desse tipo de detrito, combater o descarte irregular e facilitar a reciclagem e o reaproveitamento do material. O veículo circula por São Caetano para contribuir ao monitoramento e identificação de irregularidades nas caçambas dispostas no município e ainda orientar os moradores quanto ao descarte desse tipo de detrito. Ela será apresentada à população no evento deste sábado.

Resíduos – A cidade de São Caetano possui um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), instituído pela Lei Municipal nº 5.162, de 4 de dezembro de 2013. Com 344 páginas, o documento, que é coordenado pelo DAE, planeja ações aos próximos 20 anos, sobre a responsabilidade compartilhada dos resíduos gerados na cidade – pode ser acessado e visto na integra, pelo link http://hotsites.daescs.sp.gov.br/residuos-solidos/.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Centro de Triagem da Coleta Seletiva é entregue em São Caetano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *