‘Revisão do Plano de Cultura de Diadema: um ponto de partida’

36 0

Realizado em formato online, evento contou com mais de 300 representantes de sociedade civil, poder público e produtores culturais

Texto: Renata Nascimento (PMD)

Da Redação – Formação específica para manutenção, fomento e resgate dos bens materiais e imateriais como grupos de culturas populares, criação de plataforma para mapeamento de editais de cultura e criação do Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura foram algumas das propostas eleitas na 10ª Conferência Municipal de Cultura de Diadema, realizada neste sábado (24/04), em formato virtual devido à situação de pandemia pelo novo coronavírus.

Na abertura, o secretário de Cultura, Deivid Couto, ressaltou a importância de todo o processo democrático na elaboração do evento. “Desde o primeiro momento que assumimos, começamos um diálogo com a comunidade e os produtores culturais. Podemos construir uma nova página na cultura de Diadema e nosso legado será fazer as construções coletivas, dando maior transparência e qualidade possível a esse processo”, garantiu.

O evento é resultado de duas pré-conferências, realizadas também virtualmente, nos dois sábados anteriores(10 e 17 de abril). Após a composição da mesa, o regimento interno foi lido e aprovado. No período da tarde, foram feitas as leituras, sugestões e deliberações das propostas por seguimento e eixo

O evento proporcionou discutir propostas em três eixos: Formação voltada para a produção local; Programas e projetos de fomento; e Gestão Cultural compartilhada (trabalho em rede). Foram aprovadas 92 propostas, nas áreas de artes cênicas; artes visuais e audiovisual; cultura digital e usuários de equipamento; hip hop; livro, leitura e literatura; música; patrimônio cultural, culturas tradicionais, matriz africana e indígena; e pontos de cultura.

Importância do setor

O prefeito de Diadema, José de Filipi Junior, lembrou da luta contra covid-19 e os impactos da pandemia no setor. “A conferência vem nesse momento de que a cultura foi uma das áreas mais afetadas porque ela aglomera, lida com sentimentos e alegria e reúne as pessoas. A cultura é marca dos seres humanos, por meio dela exercemos nossa humanidade”, pontuou.

A vice-prefeita, Patrícia Ferreira, também participou do evento e lembrou que esse é o momento de compartilhar e conversar sobre as políticas públicas. “A cultura abre mentes, lapida muita coisa e leva divertimento e alegria a muitas pessoas. Quero ressaltar a importância que vocês terão no período pós pandemia e temos intenção de investimentos para mais projetos em 2021 e fortalecimento da cultura”.

Na avaliação da representante da sociedade civil, Cleide Mariano, o evento foi desafiador. “Ainda temos muitas questões para resolver, nem tudo foi perfeito e vamos melhorar para as próximas. Estamos passando por uma pandemia e o ideal seria de nos encontrarmos pessoalmente para poder debater e olhar nos olhos. Todo o processo seria mais simples se estivéssemos no presencial”, afirmou a atriz, bailarina e arte-educadora. Entretanto, o saldo positivo é um ponto de partida para os artistas de Diadema. “O poder público e a sociedade civil foram geniais nos seus esforços para que a conferência acontecesse de modo online como aconteceu. A gente foi muito feliz porque há muito tempo os artistas não eram ouvidos. A conferência abre portas, janelas, dá uma arejada e nos aponta um norte para que a gente volte de novo para a ação”.

Eleição do Conselho

Outro destaque do evento foi a eleição de 16 novos representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura, sendo oito titulares e oito respectivos suplentes. O Conselho ainda é composto por mais 16 representantes do poder público (oito titulares e oito suplentes), que serão indicados posteriormente. As reuniões do Conselho são realizadas mensalmente.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "‘Revisão do Plano de Cultura de Diadema: um ponto de partida’"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *