Reunião marca início do Inventário de Gases de Efeito Estufa em São Caetano

559 0

Da Redação – Um dos passos iniciais para que a cidade de São Caetano do Sul possa mapear e saber exatamente o quanto emite de gás de efeito estufa foi dado na manhã desta terça-feira (3/05), em um encontro no Palácio da Cerâmica, quando os questionários para a elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa, cuja coordenação é de responsabilidade Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura, foram entregues.

“Começamos a nos preocupar com essas emissões no momento certo. O que estamos fazendo aqui é a fundação para os alicerces da construção da São Caetano do futuro”, explicou o prefeito Paulo Pinheiro, presente na reunião. “Investir em ferramentas buscando resultados em educação para sustentabilidade é uma ação de valor inestimável.”

Receberam os questionários correspondentes às suas áreas de atuação os secretários municipais de Mobilidade Urbana, Marcelo Ferreira de Souza; e de Planejamento e Gestão, Diego Lourenço; o diretor de Desenvolvimento Econômico da cidade, Arnaldo Gonzales; o procurador-geral do município, Marco Antonio Iamnhuk; além de representantes do Departamento de Água e Esgoto (DAE). O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura, Horácio Pires, coordena os trabalhos.

“As apostilas entregues contêm perguntas inéditas, que comporão o levantamento de dados complexo para a elaboração do Inventário, com estratégias para a obtenção das respostas de maneira que facilite as atualizações futuras deste importante banco de dados”, afirmou Horácio Pires.

Inventário – Com o Inventário, São Caetano terá uma base completa para planejamento dos próximos anos, gerando mitigação que consiste numa constante melhora para a qualidade de vida ao cidadão.

O estudo abrangente verifica dados diversos sobre o uso de energia pela população, indústria e serviços. Será detectado onde se pode modificar os costumes e implantar tecnologia necessária para diminuir a emissão de gases e resíduos tóxicos ao meio ambiente.

Esse Inventário consiste em uma ampla pesquisa seguindo o Global Protocol for Community (GPC), devidamente adaptado para a realidade brasileira dos municípios e comunidades. Ao lado dos planos de Mobilidade Urbana, Resíduos Sólidos, de Saneamento Básico e de Drenagem, completa a gama de estudos para manter São Caetano como uma das principais cidades do Brasil em qualidade de vida.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Reunião marca início do Inventário de Gases de Efeito Estufa em São Caetano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *