Regiões de Presidente Prudente e Sorocaba avançam a fase laranja

45 0

Articulação entre Estado e Municípios contribui para instalação de leitos e melhoria do panorama da pandemia em São Paulo 

Da Redação – Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (30), no Palácio dos Bandeirantes, membros do Governo do Estado e do Centro de Contingência do coronavírus anunciaram a 20ª classificação do Plano SP. As regiões de Presidente Prudente e Sorocaba avançam para a etapa laranja a partir de 1º de fevereiro.  Quanto a Ribeirão Preto e região, recuam para a fase vermelha na mesma data. 

Houve arrefecimento nas taxas de casos de Covid, de internações e de óbitos nas últimas duas semanas. Ainda assim, a pandemia segue exigindo precauções sérias. Na 20ª Reclassificação do Plano São Paulo, 82% da população do estado ficam na fase laranja e 18% na fase vermelha. 

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, esta “foi uma semana de grande avanço na abertura de novos leitos, em todas as regiões. Houve evolução positiva da pandemia no interior, uma melhora dos números em todo o estado ao longo desta semana. Esta melhora nos índices se deve à boa articulação e parceria estabelecidas pelo Executivo estadual com os prefeitos municipais.” 

A região de Sorocaba, que registrava ocupação de leitos de 76,9%, hoje está com 72,4%, justificando o avanço da fase vermelha para a laranja nesta atualização do Plano SP. Vinholi cumprimentou os gestores municipais pelo grande esforço que possibilitou esta evolução. Da mesma forma, Presidente Prudente e região avançam para a fase laranja, com melhoria na taxa de ocupação de leitos, que hoje é de 73,8%.  

Por sua vez, a Região de Ribeirão Preto recua para a fase vermelha. “Mas ela receberá 20 novos leitos na próxima semana, o que deve melhorar a situação regional”, disse Vinholi. 

A fase vermelha permite serviços essências apenas, como farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Comércio e serviços não essenciais só operam em esquema de entrega domiciliar ou retirada no local. Na fase laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar até oito horas diárias, com encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido. A venda de bebidas alcoólicas no comércio varejista só pode ocorrer entre 6h e 20h. 

O Secretário de Desenvolvimento Regional Vinholi fez ainda registro importante sobre a situação geral de saúde no estado: “Enquanto o Governo do Estado aumenta o número de leitos disponíveis, num esforço da Secretaria da Saúde, são 250 novos leitos nesta semana, o Governo Federal corta leitos. Temos agora menos da metade dos leitos custeados pelo Governo Federal que tínhamos anteriormente. Não só corta o auxílio para as pessoas, agora corta também os leitos. Fica aqui o registro de nossa indignação diante deste fato, ” afirmou  Vinholi. 

De acordo com as novas regras do Plano SP, anunciadas semana passada, todos as 645 cidades paulistas ficarão na fase vermelha durante as noites em dias úteis, das 20h às 6h, e em período integral aos finais de semana e feriados. Nos municípios das Regiões de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté, as restrições da fase vermelha valem todos os dias da semana. Estas seis regiões estão com ocupação hospitalar de pacientes graves com COVID-19 acima de 75%. As medidas vigorarão até 7 de fevereiro.  

Números na 4ª semana epidemiológica 

Segundo a Secretaria de Saúde, a pressão sobre o sistema hospitalar teve pequeno recuo na semana, mas ainda preocupa as autoridades. A média estadual de ocupação de leitos de UTI por pacientes graves de COVID-19 caiu levemente, de 71,1% para 69,9%. Também houve leve queda, de 1%, no número de óbitos, com decréscimo significativo de 9% nas internações.   

Feriado de Carnaval é cancelado 

Em decisão recomendada pelo Centro de Contingência, o Governador João Doria anunciou na coletiva de imprensa que não haverá feriado prolongado de Carnaval, em todo o estado. A Prefeitura da capital seguiu na mesma linha, não concedendo ponto facultativo nos dias de Carnaval. Assim, o feriado foi suspenso nas repartições e serviços públicos, o expediente agora será normal nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.  

“A Prefeitura de São Paulo já tomou essa decisão de também suspender o ponto facultativo e a nossa recomendação, assim como da Associação Paulista de Municípios, é que as Prefeituras municipais sigam essa prerrogativa da ciência e da medicina”, concluiu o Secretário Marco Vinholi. 

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Regiões de Presidente Prudente e Sorocaba avançam a fase laranja"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *