Região do Alvarenga ganha subprefeitura e posto da Rede Fácil

760 0

Da Redação – O terceiro posto descentralizado da Rede Fácil de São Bernardo, onde são oferecidos sem burocracia diversos serviços da Prefeitura, e a Subprefeitura do Alvarenga, ambos localizados no número 5.815 da Estrada dos Alvarenga, foram inaugurados pelo prefeito Luiz Marinho nesta sexta-feira (23). Também estavam presentes ao evento, entre outras autoridades, o subprefeito designado para a região, João Bosco, e o secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli.

Além dos três postos descentralizados, os moradores também podem ser atendidos no posto central da Rede Fácil, localizado no andar térreo do Paço Municipal.

Morador de São Bernardo há 30 anos, o aposentado Francisco Aderval Gomes Pereira levava cerca de uma hora para ir da região do Alvarenga, onde reside, até a unidade da Rede Fácil no Centro para resolver pendências e ter acesso e alguns serviços oferecidos pela Prefeitura.

Gomes destacou que era necessário reservar parte do dia apenas para isso. “Era uma hora para ir e mais uma hora para voltar. Perdíamos a manhã para resolver um atraso de IPTU, por exemplo. Porém, agora, com essa nova unidade da Rede Fácil aqui no Alvarenga, em 15 minutos chego e resolvo tudo”, disse.

Os demais postos descentralizados da Rede Fácil ficam no Riacho Grande e no Bairro Assunção. Pelo sistema, o morador tem acesso a cerca de 900 serviços e, entre os mais procurados estão parcelamento de débitos, abertura de processos, mudança de nome de cadastro fiscal, segundas vias de IPTU e ISS, cadastros de indicação real infrator (multa de trânsito) e certidões.

Marinho destacou que a descentralização no oferecimento dos serviços da Prefeitura faz com que os moradores percam menos tempo lidando com questões burocráticas. “O novo posto irá facilitar a vida de quem antes precisava ir até o Centro para resolver um problema”, disse.

O secretário de Serviços Urbanos lembrou que os moradores também têm à disposição o VcSBC, aplicativo para smartphones e tablets, criado a partir do sistema ZUP (Zeladoria Urbana Participativa), pelo qual é possível enviar fotos e relatar os problemas detectados na cidade, como necessidade de poda de árvore ou lixo jogado em local inadequado. Basta se cadastrar, escolher o tipo de serviço, indicar a localização geográfica da ocorrência e postar uma foto. A partir daí é gerado um protocolo e o morador é informado do andamento de sua solicitação. “Desde o lançamento, em junho, contabilizamos 8.103 atendimentos a partir do aplicativo”, explicou.

O VcSBC oferece 113 serviços ao usuário, que podem ser requeridos com um simples cadastro. O aplicativo pode ser acessado no site da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br, ou com a instalação do sistema, gratuitamente, em smartphones e tablets que operem com Android e iOS.

O subprefeito da região, João Bosco, salientou que a nova equipe ficará atenta às demandas dos moradores do Alvarenga e que estará sempre pelas ruas da região ouvindo a comunidade. “Queremos a população como parceiros”, enfatizou.

Bosco tem 72 anos, é natural de São José do Ipiranga, na Paraíba, e formado em sociologia pela Fundação Santo André. Reside em São Bernardo há 51 anos e tem 21 anos de experiência na vida pública. Seu último trabalho na Prefeitura de São Bernardo foi como supervisor do setor de mobilização e participação popular, na secretária de Habitação.

Sem burocracia – O sistema da Rede Fácil permite que o munícipe resolva diversas pendências administrativas com o poder público municipal em um único lugar, já que o atendimento diagnostica suas necessidades e o encaminha para as devidas áreas. Além do atendimento presencial, o morador pode ligar para o telefone 0800 77 08 156.

Postos da Rede Fácil:
Centro – Praça Samuel Sabatini, 50 – térreo do Paço Municipal
De segunda a sexta-feira das 7h às 19h e sábado, das 7h às 13h
Assunção – Avenida Robert Kennedy, 3.438
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Riacho Grande – Avenida Araguaia, 265
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Alvarenga – Estrada dos Alvarenga, 5815
De segunda a sexta-feira, 8h às 17h

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Região do Alvarenga ganha subprefeitura e posto da Rede Fácil"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *