Reforma de Hospital Municipal Diadema amplia leitos de UTI

241 0

Após as mudanças, o HM passa a contar com 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e enfermaria psiquiátrica mais segura e funcional

Da Redação – Nesta quarta- feira (30/12), o prefeito de Diadema, Lauro Michels, entregou as reformas do 7º andar do Hospital Municipal (HM), com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e do 9º andar, que abriga a enfermaria de psiquiatria. Para isso, a Administração investiu R$ 559 mil do Tesouro Municipal.

Para evitar aglomeração devido a pandemia da covid-19, a cerimonia de inauguração foi transmitida pelas redes sociais. “Aproveito esse momento para me solidarizar com as famílias das vítimas da covid-19. Hoje, estamos entregando à população mais 20 leitos de UTI, mas nosso desejo é que ninguém precise usá-los e que os mesmos permaneçam vazios. Porém, em caso de necessidade nossa cidade está preparada para dar suporte aos pacientes”, disse o prefeito Lauro Michels. “Também quero homenagear e agradecer aos nossos profissionais de saúde que estão há quase um ano na linha de frente contra o novo coronavírus”, afirmou.

Agora, o Hospital conta com 30 leitos de UTI, sendo 20 no 7º andar, destinados a pacientes com suspeita e/ou confirmação de covid-19, e 10 leitos gerais de UTI para demais doenças, localizados no 1º andar.

As instalações estão mais funcionais e confortáveis para pacientes e funcionários.  O 7º andar conta com dois Postos de Enfermagem, um para cada 10 leitos, e a ampliação de 82 cm para 110 cm nos vãos de portas para passagem de macas garante o transporte de pacientes mais facilmente e com segurança pelo ambiente da UTI.

A rede de gases medicinais, como oxigênio e ar comprimido, foi refeita, bem como nova rede elétrica, instalação de ar condicionado, lavatórios nas enfermarias, e piso manta vinílica antiestática, que realiza a condução da corrente elétrica excedente, impedindo acidentes por choque elétrico, telas milimétricas nas janelas, além de revisão hidráulica, melhoria nos sanitários das enfermarias e pintura total do andar.

“O novo projeto arquitetônico da UTI permite ampliar ou reduzir o número de leitos gerais ou destinados a pacientes com covid-19 de acordo com a necessidade e atendendo as normas sanitárias vigentes”, afirma o diretor do HM, Emerson Sampaio Moraes Santos. 

Atualmente, a taxa de ocupação de UTI para pacientes com covid-19 é de 46%. O município ainda tem sob sua gestão 10 leitos de UTI contratados em hospital privado. “O índice de pacientes curados da covid-19 também tem aumentado e passou de 91% para 93%. Isso demonstra que a política pública adotada foi feita de forma coerente, coesa e consciente, acompanhando o governo do estado e questionando quando necessário”, pontuou o prefeito Lauro Michels.

Psiquiatria

O 9º andar, no qual está localizado a ala de psiquiatria também foi revitalizado. Dentre as adaptações executadas naquele setor, está a colocação de telas de proteção em todas as janelas visando reforçar a segurança dos pacientes. “São mudanças que melhoram o cuidado e a qualidade do atendimento prestado pela equipe multiprofissional a esses pacientes”, explicou o diretor do HM.

Retaguarda

Com a conclusão da reforma, os 10 leitos de UTI, que funcionavam no piso térreo, serão transformados em leitos de retaguarda mais avançada para a enfermaria do Pronto Socorro.

Hospital Municipal

O HM de Diadema conta com mais de 160 leitos distribuídos em clínica geral, pediatria, psiquiatria, traumatologia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, UTI, isolamento, entre outros, além do Pronto Socorro. O equipamento é considerado “porta aberta”, ou seja, o atendimento é feito a qualquer pessoa que chega ao serviço. Além dos moradores da cidade, o hospital é referência para atendimento de covid-19,  vítimas de acidentes de trânsito dos sistemas Anchieta Imigrantes e Rodoanel e atende aproximadamente 14 mil pessoas mensalmente.

Nos últimos oito anos, o HM passou por melhorias na recepção, maternidade e centro cirúrgico.

Serviço – Hospital Municipal de Diadema (Av. Piraporinha, 1.682)

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Reforma de Hospital Municipal Diadema amplia leitos de UTI"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *