Quilombagem movimenta férias do CASA Mauá

616 0

Da Redação – Os adolescentes em internação provisória no CASA Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo, estão em período de férias da educação escolar e participam do projeto “Quilombagem na Fundação CASA”, uma iniciativa da Coordenadoria de Igualdade Racial da prefeitura local adaptada para a realidade do centro socioeducativo.

Em quatro encontros, a proposta é, a partir do contexto da herança africana e o uso da música, estimular a autoestima, a autoconfiança, a solidariedade e a criatividade dos jovens. Isso porque, quem ministra as oficinas dos encontros são artistas mauaenses, sob a batuta da coordenadora da Igualdade Racial, Cathiara Alves Oliveira.

Os encontros começaram no dia 09 de janeiro. O próximo acontece na segunda-feira (23), às 14h, e será uma roda de conversa sobre a relação entre juventude e arte, com a presença de Cathiara e um DJ local. O repertório de músicas brasileiras será o ponto de partida para das discussões.

O último encontro, programado para o dia 30 de janeiro, também às 14h, contará com o músico, percussionista, arte-educador e compositor Buia Kalunga.

Na última segunda-feira (16 de janeiro), o grupo Bamboclã, que se apresenta na noite da Mauá, trouxe o repertório jamaicano.

A internação provisória é o prazo de até 45 dias, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em que o jovem autor de ato infracional aguarda a sentença da Vara da Infância e Juventude.

As aulas da educação escolar no CASA são ministradas por professores da rede pública estadual e retornam no dia 1º de fevereiro, conforme o calendário geral.

“Esses artistas trazem um repertório diferenciado e são pessoas que possuem histórias de superação de dificuldades econômicas e sociais na adolescência para alcançarem o patamar em que estão hoje”, explicou a agente educacional Marisa Diniz, que acompanha diretamente a atividade de férias. “Os rapazes se identificam com os artistas.”

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Quilombagem movimenta férias do CASA Mauá"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *