Prova São Caetano em formato digital é aplicada em escolas municipais

164 0

Texto: Suzel Tunes (PMSCS)

Da Redação – Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Educação, realiza de forma digital a Prova São Caetano, avaliação de desempenho aplicada aos alunos da rede municipal de ensino.  Nesta segunda (22/04) e terça-feira (23/04) foram submetidos à avaliação alunos dos 3ºs, 5ºs, 7ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental.

No ano passado, ao adotar o uso de tablets para a realização da Prova São Caetano, o município tornou-se o primeiro do país a fazer uma avaliação em larga escala de forma totalmente digital. “O uso da tecnologia nos permite economizar cerca de 150 mil folhas impressas”, contabiliza o secretário de Educação, Fabrício Coutinho.

Além de recursos financeiros, a prova digital também economiza tempo. Graças a uma parceria com a empresa Google, sem custo algum para o município, os alunos utilizam a plataforma Google Educacional e podem ver o resultado da prova minutos após a conclusão: os resultados são enviados para a conta educacional do aluno.  Para os educadores, a ferramenta também oferece maior rapidez na tabulação dos resultados, o que permite uma ação mais ágil e efetiva diante de problemas pontuais de aprendizado.

SOBRE A PROVA SÃO CAETANO

Criada em 2013, a Prova São Caetano consiste em testes de proficiência de Português, Matemática e Ciências, aplicados aos alunos dos 3ºs, 5ºs, 7ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental. Os resultados dos testes são avaliados pelos educadores do Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns), servindo de base para o monitoramento da qualidade do ensino da rede pública.

HOJE TAMBÉM É NO TABLET?

Nesta semana, foi a primeira vez que os alunos dos terceiros anos da rede municipal de Educação fizeram a Prova São Caetano. Ontem (22/04) realizaram a prova de Língua Portuguesa. Hoje (23/04), tiveram avaliação de Matemática e Ciências. Na EMEF Bartolomeu Bueno da Silva, por exemplo, em momento algum eles se intimidaram diante dos equipamentos. Nesta terça, assim que chegaram à sala de aula já foram perguntando à professora: “Hoje também é no tablet?”  Para o secretário Fabrício Coutinho, o uso do tablet deixa os alunos ainda mais motivados para a avaliação. “A tecnologia interativa aumenta o interesse dos alunos pelo conteúdo”.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Prova São Caetano em formato digital é aplicada em escolas municipais"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *