Proposta quer reduzir os prejuízos nas áreas de ressaca no litoral

705 0

Da Redação – A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que cria um plano de emergência para evitar mortes e danos materiais nos períodos de maré alta nas cidades litorâneas do Estado. Segundo a proposta, será realizado um cadastro eletrônico dos moradores para que eles recebam alertas pelo celular sobre os riscos de ressaca e sejam informados das condições do mar.

De acordo com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, no último século, o nível do mar do litoral paulistano aumentou em 30 centímetros. Sem as medidas preventivas, os danos no futuro podem custar R$ 500 milhões. O Projeto de Lei 211/2017 que cria o Plano de Ação de Emergências contra os efeitos da ressaca no litoral do Estado aguarda sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O autor da iniciativa, deputado Cássio Navarro (PMDB), explica as ações previstas e a criação de um sistema de alerta. “Considero a medida importante para a prevenção e alerta à população. Nos Estados Unidos as pessoas são avisadas

sobre os furacões e podem tomar as precauções necessárias”, disse. Caso se torne lei, a iniciativa contará com a instalação de sirenes de alerta e a realização periódica de exercícios de simulação em comunidades de maior risco em situações de ressaca. O projeto também sugere que sejam firmadas parcerias com as instituições que estudam as condições do mar no litoral do Estado.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Proposta quer reduzir os prejuízos nas áreas de ressaca no litoral"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *