Projeto para tratar pé diabético em SBC é finalista em premiação nacional

148 0

Método terapêutico, desenvolvido no Hospital Anchieta, está entre os dois únicos desenvolvidos em hospitais públicos do Brasil selecionados no prêmio Referências da Saúde

Texto: Carla de Gragnani – Crédito-foto: Gabriel Inamine (PMSBC)

Da Redação – O projeto de Terapia Fotodinâmica no Tratamento do Pé Diabético comandado pelo médico João Paulo Tardivo, e desenvolvido no ambulatório do Hospital de Clínicas do Alvarenga, em São Bernardo, está entre os dois únicos estudos desenvolvidos em hospitais públicos do Brasil selecionados para a final do prêmio Referências da Saúde, promovido pela Informa Markets.

Pioneiro no País, o projeto tem conseguido reduzir significativamente casos de amputação, garantindo qualidade de vida a pacientes diabéticos. Ao lado do Hospital Anchieta, a única instituição pública indicada ao prêmio é o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

A terapia desenvolvida no equipamento se utiliza de método antimicrobiano e cicatrizante, que trata o foco infeccioso, com baixo custo, sem complicações e sem efeitos adversos, por meio de fonte de luz fotodinâmica. Dos 400 pacientes atendidos desde a implantação do programa, 270 pacientes (82%) tiveram alta curados e apenas 59 (18%) necessitaram de amputação. Atualmente, o ambulatório do Hospital Anchieta tem capacidade de atendimento para 50 pacientes por mês.

“Esta indicação é o reconhecimento do trabalho sério desenvolvido por nossas equipes do Complexo Hospitalar e do nosso comprometimento com a melhora contínua dos serviços de saúde oferecidos à população. É um projeto inovador, que pode mudar a vida destes pacientes, com tratamento humanizado”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Pela terapia, os pacientes recebem o tratamento de uma a duas vezes por semana, em ambulatório, com curativos e irradiação de luz, sem necessidade de ocupação de leitos hospitalares. Para disseminar o método e torná-lo mais acessível ao público, está em análise no Comitê de Ética em Pesquisa – Plataforma Brasil, estudo para que a modalidade terapêutica seja aplicada em outros hospitais da região, como o Hospital Mario Covas e o Centro Hospitalar de Santo André.

“Estamos lutando contra paradigmas. Ao aluno de medicina é ensinado que pé diabético e amputação são sinônimos. Estamos trabalhando e mostrando resultados positivos de salvamento de pé diabético com uma metodologia pouco conhecida na área da saúde. Ter a coragem de inovar, receber o apoio da instituição e o sorriso e abraço de gratidão dos pacientes atendidos não tem preço. Estamos transformando medo em esperança”, enfatizou o médico responsável pelo projeto, Dr. João Paulo Tardivo.

PREMIAÇÃO – A Terapia Fotodinâmica vai concorrer com outros 42 projetos desenvolvidos em todo o Brasil. Os melhores cases serão apresentados no Healthcare Innovation Show, maior evento de tecnologia e inovação para saúde, nos dias 18 e 19 de setembro, no São Paulo Expo. Na oportunidade, também será realizada a premiação de cada categoria. Entre os critérios para a escolha dos projetos está: Propósito, Diagnóstico x Solução Projetada, Execução, Benefícios Apurados e Inovação.

“Este tratamento do pé diabético, em especial o pé infectado, tem se mostrado um método eficaz e promissor. Pode ser utilizado no tratamento da infecção superficial ou profunda, mesmo nos casos mais graves. Estamos muito felizes com o reconhecimento deste importante trabalho desenvolvido no Hospital Anchieta, que traz uma nova esperança no tratamento do pé diabético”, completou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

HOSPITAL ANCHIETA – Além da terapia e do atendimento em diversas especialidades, a unidade de Saúde segue em reforma de modernização e de adequação para recebimento do primeiro equipamento de Radioterapia Pública do Grande ABC, por meio de investimento de R$ 10 milhões, do governo federal. O Hospital Anchieta já é referência em tratamento oncológico e, com a inauguração do serviço, vai melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes com câncer.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Projeto para tratar pé diabético em SBC é finalista em premiação nacional"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *