Projeto de leito hospitalar automassageador recebe Prêmio Santo André de Inovação

1229 4

Da Redação – Um grupo de 52 alunos dos cursos de Gestão Hospitalar, Gestão Comercial, Publicidade, Engenharia Mecânica e Administração do Centro Universitário Anhanguera de Santo André desenvolveu um projeto inovador intitulado “Althea”, um leito hospitalar inovador, com mecanismos capazes de provocar movimentos que ativam o sistema circulatório de pacientes acamados. Dos 52 iniciais, apenas 10 alunos continuam tocando o projeto.

O projeto, apoiado por 12 empresas, entre elas duas multinacionais, recebeu o Prêmio Santo André de Inovação, concedido pela Prefeitura Municipal de Santo André aos alunos e professores que se destacaram pelo desenvolvimento de projetos inovadores. A cerimônia ocorrerá no auditório da Sabina – Escola do Conhecimento, localizada na rua Juquiá, 135, na Vila Eldízia, em Santo André. O projeto foi apresentado ao público na Semana de Inovação Tecnológica da unidade, em 2014.

A ideia de desenvolver o protótipo surgiu da aluna Thamyres Ruiz, do 7º semestre do curso de Administração, a partir de uma perda familiar.  “Meu avô faleceu nesse ano após muito tempo acamado, ele teve um Acidente Vascular Encefálico (AVE), mas não faleceu pela doença, e sim pela atrofia que teve em seus músculos e por úlcera de decúbito. Daí então surgiu a ideia de ajudar pacientes acamados, estimulando a circulação do sangue e também proporcionando uma espécie de fisioterapias no paciente sem que ele necessite levantar do leito, ou seja, o próprio leito possuirá um sistema de fisioterapias e massagens”, conta a aluna. “A maioria abandonou o mesmo julgando-o imenso. Mas esses 10 que permaneceram fizeram o ALTHEA andar e se transformar no que é hoje”, reforça Thamyres.

Segundo o coordenador do curso, Nei Muchuelo, o projeto superou as expectativas. “Hoje somos apoiados por 12 empresas, entre elas uma multinacional dinamarquesa. Também temos reuniões com interessados em divulgar o projeto no mercado sul americano. A ideia  foi patenteada em nosso nome, e o protótipo foi desenvolvido por um Grupo de Engenharia também da faculdade. Também tivemos apoio dos cursos de Gestão Hospitalar e Publicidade”, orgulha-se.

Para a aluna, o que despertou o interesse das empresas foi a junção do sistema fisioterápico com o conforto e o valor acessível. “Atualmente temos leitos com tecnologia avançada, com preços elevados, o que dificulta o acesso do produto em hospitais públicos e estabelecimentos das classes B e C”.

 

 

Total 3 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

4 Comentários on "Projeto de leito hospitalar automassageador recebe Prêmio Santo André de Inovação"

  1. Arnaldo Junior

    Como faço parte do projeto, sou suspeito em comentar, mas quando lembro de como nasceu a ideia, os primeiros croquis, primeiras dificuldades e como todo o grupo envolvido tratou de maneira profissional, a partir dali já tínhamos a esperança de ser um projeto vencedor.
    Em apenas dois anos já consideramos um avanço bastante significativo, pois conseguimos levar o projeto ALTHEA além da faculdade.
    Agora em 2016 será um ano que iremos batalhar por um patrocínio, investidor, etc.

    • CliqueABC

      E pela seriedade como o projeto foi pensado, elaborado e executado, tenho certeza, que os parceiros e parcerias virão. Parabéns a todos, e da minha parte, contem sempre com este CliqueABC. ABS Léo Júnior – Diretor de Redação

      • Tamyres Ruiz

        Léo Júnior

        Como nosso Engenheiro mencionou, 2016 será um ano de muita evolução e será um prazer poder contar com vocês. Se possível nos passe seu e-mail e telefone, divulgaremos primeiramente à você qualquer novidade do projeto..

        E com base na publicação feita , não sei se será possível retificá-la, mas vale citar que entre 52 alunos somente 10 permaneceram no projeto, a maioria abandonou o mesmo jugando-o imenso. Mas esses 10 que permaneceram fizeram o ALTHEA andar e se transformar no que é hoje.

        Muito Obrigada

        • CliqueABC

          Claro, será um prazer. Nosso e-mail webmaster@cliqueabc.com.br
          Estou mudando a operadora de telefonia e logo te passo os números corretos da redação e do celular. Mande uma correspondência para o e-mail. Quanto às retificações, faço em seguida. Grande abraço

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *