Projeto Cinema e Cidadania chega a 3 cidades do Grande ABC

844 0

Da Redação – O Cinema e Cidadania, projeto itinerante que tem como objetivo levar cidadania e transformação social para crianças de escolas públicas por meio da sétima arte, iniciará temporada no ABC Paulista, a partir do dia 24/9. A produção levará estrutura para escolas públicas, nas cidades de Mauá, Ribeirão Pires e São Bernardo do Campo, onde serão realizadas, até o final do mês, sessões de cinema, oficinas, workshops e atividades teatrais abordando de forma lúdica temas voltados à sustentabilidade, meio ambiente, consumo consciente de energia, entre outros.

Com patrocínio da AES Eletropaulo (por meio do mecanismo de incentivo fiscal da Lei ProAC – Programa de Ação Cultural) e realização da Fatto Projetos, o projeto teve início em agosto e já passou por Barueri, Carapicuíba, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Jandira, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulistae a expectativa é de atingir mais de 20 mil crianças com idades entre 6 e 14 anos.

“Com o Cinema e Cidadania, nós levamos para as crianças muito mais do que informação sobre temas relacionados ao meio ambiente. O que realizamos é um exercício de inclusão social, por meio da cultura e, com isso, esperamos fomentar cada vez mais em todos eles a importância do uso sustentável dos recursos aos quais ainda temos acesso, assim como a valorização do ser humano. Por esse motivo, buscamos retratar os assuntos de forma lúdica por meio de um projeto cultural. Nós estamos plantando uma sementinha em cada um, para que se tornem multiplicadores de atitudes para a preservação do planeta”, destaca Paulo Reis, diretor da Fatto Projetos.

Dinâmica do Cinema e Cidadania – O Cinema e Cidadania é realizado de forma totalmente lúdica, porém com muita responsabilidade. A programação é composta de projeção de curtas-metragens com temáticas que retratam questões ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade e, além disso, são realizados workshops sobre os temas apresentados e oficinas de cinema.

A primeira etapa do evento consiste em trabalhar com os jovens em oficinas de animação para que possam exercitar criatividade e concentração, além de vivenciar a importância do trabalho em equipe. Durante a atividade, eles aprendem técnicas básicas e, ao final da capacitação, produzem um curta-metragem de um minuto.

Antes da projeção dos curtas de animação, que têm duração de aproximadamente 40 minutos, uma dupla de atores inicia a apresentação teatral com duração de 15 minutos, momento em que abordam questões relacionadas ao desperdício de água, descarte correto de lixo, uso demasiado de energia, entre outras. Depois do filme, todos participam de uma espécie de debate para esclarecimento e reflexão sobre o que viram. Ao final, as crianças recebem pipoca e um livreto, com conteúdo de mesmo teor das apresentações.

Em cada escola incluída na programação, a equipe do Cinema e Cidadania realiza a montagem de toda a estrutura de cinema, assim como dos espaços para a realização das demais atividades que compõem o projeto.

Agenda – 24 de setembro a 1º de outubro
São Bernardo do Campo
Quando: 24 e 25 de setembro
Onde: E.M.E.B. Professora Janete Mally Betti Simões / Rua dos Vianas, 3.520
Jardim Industrial

Mauá
Quando: 28 e 29 de setembro
Onde: E.M. Cora Carolina / Rua São João, 876 – Jardim Estrela

Ribeirão Pires
Quando: 30 de setembro e 1º de outubro
Onde: E.M. Prof. Sebastião Vayego de Carvalho / Av. Vereador Rubens Mazieiro, 100 Ouro Fino Paulista.

Serviço – Projeto Cinema e Cidadania, de 31 de agosto a 1º de outubro, nas Escolas Públicas nas cidades de Barueri, Carapicuíba, Embu das Artes, Embu Guaçu, Jandira, Mauá, Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Projeto Cinema e Cidadania chega a 3 cidades do Grande ABC"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *