Projeto Berçário Teatral traz espetáculos gratuitos no Teatro dos Arcos

402 0

Da Redação – O espetáculo de improviso “Não Tem Xícara”, com direção de Ian Soffredini, estreia no Teatro dos Arcos  dia 5 de agosto e fará temporada até o final do mês, aos sábados e domingos, com entrada grátis. Essa é a primeira peça das seis novas produções que compõem o projeto “Berçário Teatral”, que tem como objetivo viabilizar a apresentação de espetáculos inéditos sempre no Teatro dos Arcos.

Com humor inteligente e ágil, o grupo de improvisadores promete fazer de cada sessão uma experiência única, através de espetáculos completamente diferentes, guiados a partir dos estímulos da plateia. A ideia a ser desenvolvida em cada sessão, parte de uma palavra qualquer dita por alguém da plateia. Esta palavra vai inspirar a criação de um monólogo que poderá ser realizado por um dos atores do elenco ou por um artista convidado. O ator usará todas suas referências pessoais relacionadas à palavra para desenvolver o monólogo. “Enquanto isso todos os outros atores observam e começam a se preparar para dar continuidade ao espetáculo”, explica Ian Soffredini, que também atua no espetáculo.

Os atores Cíntia Portella, Gui Neves, Maíra De Grandi, Rodrigo Arijon, Wesley Amorim e Ian Soffredini estão em treinamento para este trabalho há um ano. Todos os encontros têm como objetivo desenvolver a técnica de improviso chamada de ‘long-form’, que resultará num espetáculo desenvolvido em torno de um mesmo tema. “Por isso a gente não ensaia. Não existe um roteiro a ser seguido e ensaiado. Fazemos encontros para exercitar a técnica”, explica a atriz Maíra De Grandi.

Os encontros na fase de preparação desenvolvem a criatividade dos atores, bem como o estado de prontidão para reagir em cena nas situações mais inusitadas. Para um grupo conseguir improvisar e desenvolver a ideia na frente da plateia, é preciso uma afinada sintonia criativa. “No elenco há uma diversidade de referências artísticas e tipos de humor. Por isso os encontros possibilitam trocas de experiências que se mostram no resultado final”, explica Ian.

Websérie – “Não Tem Xícara” começou no teatro e brevemente o grupo vai ser adaptada para a internet, em formato de websérie. Por isso, cenário, iluminação e outros recursos cênicos foram escolhidos para atender a necessidade da apresentação teatral e, ao mesmo tempo, do acabamento estético no vídeo. As sessões serão gravadas e o material editado em episódios de 10 a 15 minutos de duração.

Serviço – Espetáculo Não tem xícara, com estreia dia 5 de agosto e temporada até 27 de agosto, no Teatro dos Arcos (Rua Jandaia, 218, Bela Vista) – Informações: 11 3101-8589. Horário de funcionamento da bilheteria: somente nos dias de apresentação, uma hora antes. Apresentações: sábados, às 19h e 21h; domingo, às 19h. Ingresso: Grátis (entrega de convites no local, uma hora antes da sessão). Duração: 60 minutos. Classificação etária: 12 anos. Acesso para cadeirantes. Ar-condicionado. Estacionamento conveniado: Av. Brig. Luiz Antônio, 502. Valor: R$ 20,00

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Projeto Berçário Teatral traz espetáculos gratuitos no Teatro dos Arcos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *